INPE Alerta Para Aumento da Incidência de Raios em Regiões do Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (18/12) no site da “Agência FAPESP”, destacando que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) alerta para aumento da incidência de raios em regiões do Brasil.

Duda Falcão

Notícias

INPE Alerta Para Aumento da
Incidência de Raios em Regiões do Brasil

18 de dezembro de 2014

(Foto: Jácomo Piccolini)
Grupo de Eletricidade Atmosférica lança novo site e concurso
fotográfico para difundir informações sobre o fenômeno.

Agência FAPESP – O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou informações sobre o início da temporada de chuvas no Brasil, de outubro a março, e alertou para o aumento da incidência de raios nas regiões Sul, Nordeste e Norte.

A elevação no número de descargas deverá ocorrer especialmente no final do verão. Já as regiões Sudeste e Centro-Oeste deverão receber raios em incidência levemente abaixo da média.

O ELAT também levantou dados sobre mortes causadas por raios em 2014. Até a primeira metade de novembro, 84 pessoas morreram em decorrência do fenômeno. O número é um pouco inferior ao registrado neste mesmo período do ano passado, 88.

Ainda de acordo com o grupo, morreram mais pessoas durante atividades agropecuárias (29%) e dentro de casa (18%), o que indica um desconhecimento dos riscos durante tempestades. Há mais vítimas do sexo masculino (89%) e que viviam em áreas rurais (56%).

Para auxiliar a população a se informar sobre a incidência de raios e os cuidados que devem ser tomados, o ELAT reformulou seu site, com novo visual e conteúdo ampliado. De acordo com o grupo, o projeto foi desenvolvido para tornar ainda mais acessíveis os dados sobre raios e tempestades tanto para pesquisadores e estudantes como para o público leigo.

Um dos destaques é a nova ferramenta de busca da média anual de concentração de raios em cidades brasileiras. É possível fazer comparações entre municípios e entender como cada local é atingido.

Ainda com o objetivo de divulgar informações para minimizar acidentes, o ELAT lançou também em DVD o filme Fragmentos de Paixão, longa de 2013 sobre o assunto, disponível para compra no site www.scorpiusvideo.com.br.

Também foi criado um concurso de fotografias de raios, que durará todo o ano de 2015. A proposta é divulgar as melhores fotos de cada mês no novo site e, no fim do ano, escolher a imagem mais impressionante, que terá destaque em todos os canais de comunicação do grupo.

Mais informações em www.inpe.br/elat.


Fonte: Site da Agência FAPESP

Comentários