Esquadrão da FAB Operou no Circulo Polar Ártico Transportando Motores Foguetes Para Base de Esrange

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (17/12) no blog “Cavok Brasil”, destacando que o Esquadrão Gordo da Força Aérea Brasileira (FAB) operou no Circulo Polar Ártico transportando motores foguetes para a Base de Esrange na Suécia.

Duda Falcão

Esquadrão Gordo da FAB
Opera no Circulo Polar Ártico

Por Fernando Valduga
Fonte: 1°/1° GT
17 de Dezembro de 2014

Fotos: 1°/1° GT)
Voo do C-130 do Esquadrão Gordo sobre o Ártico.

O Esquadrão Gordo (1º/1º GT) sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), conhecido por operar a aeronave C-130 Hércules no continente Antártico, cumpriu mais uma missão em temperaturas extremas. A tripulação atravessou o Atlântico e o Circulo Polar Ártico para chegar a cidade de Kiruna, a 1.200 km ao norte de Estocolmo, capital da Suécia.

O C-130 no Aeroporto de Kiruna, Norte da Suécia.

O voo foi realizado em apoio ao Programa Espacial Brasileiro. Dois motores foguetes, que fazem parte do veículo de sondagem VSB 30, foram entregues à Alemanha para serem utilizados no Centro de Lançamento de Esrange, na Suécia. Os motores, projetados e fabricados com tecnologia 100% nacional no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), são certificados pela Agência Espacial Europeia e exportados para países Europeus.

“Foi muito gratificante participar dessa missão e contribuir com o Programa Espacial Brasileiro”, afirma o comandante da aeronave, Capitão Reinaldo Alves.


Fonte: Blog do “Cavok Brasil” - http://www.cavok.com.br/blog

Comentário: Pelo visto leitor finalmente a SSC deu início aos preparativos para a campanha de lançamento da "Operação Cryofenix", que deverá se estender por todo mês de janeiro tendo a janela de lançamento do VSB-30 prevista para o início de fevereiro. Aproveitamos para agradecer ao leitor Fabrício Tavares pelo envio desta notícia.

Comentários