sábado, 13 de dezembro de 2014

Conselho da SSC Confirma Interesse no VLM-1

Olá leitor!

O site sueco “NyTeknik” informou dia (10/12) que a Swedish Space Corporation (SSC), empresa aeroespacial estatal da Suécia, anunciou planos para construir um novo sítio de lançamento de foguetes. Este novo sítio seria para o lançamento de pequenos satélites, sendo a esperança da SSC de vir a se tornar um novo recurso de acesso ao espaço para toda a Europa.

Em relação ao veículo lançador que prestará este serviço,  ainda não está decidido, mas existe a possibilidade do uso do Veículo Lançador de Microssatélite (VLM-1) que estar sendo desenvolvido conjuntamente pelo Brasil e pela Alemanha.

Já outra notícia do mesmo site “NyTeknik”, esta com data do dia (12/12), informa que o Conselho de SSC, disse ter aprovado planos para buscar apoio financeiro para um novo veículo lançador para satélites em Esrange.

Informa ainda que os funcionários da SSC agora vão se concentrar principalmente na busca de apoio para o Programa Espacial Sueco, mas eles também mantém contatos com outros países. Em janeiro, por exemplo, as agências espaciais do Brasil e da Alemanha visitarão a Base de Esrange, quando então, entre outras coisas, ambas as agências terão mais conhecimento sobre este novo projeto de lançamento de satélites da Suécia.

Bom leitor, como você mesmo pode notar essas noticias corroboram em parte com a matéria da bela jornalista Virgínia Silveira do Jornal Valor Econômico, postada no Blog dia 05/11 (veja aqui), mas para termos uma melhor compreensão de toda essa história teremos de aguardar os próximos capítulos.

Aproveitamos para agradecer a gentileza de nosso leitor sueco, o Sr. Anders Classon, pelo envio dessas informações muito úteis.

Duda Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário