CLBI Lançou Com Êxito Foguete de Treinamento Básico

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (11/12) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) lançou ontem (10/12) com êxito mais um Foguete de Treinamento Básico (FTB), como parte integrante das atividades da “XII Jornada Espacial”.

Duda Falcão

JORNADA ESPACIAL

Centro de Lançamento da Barreira do
Inferno Lança Foguete de Treinamento

A programação é composta de uma semana de palestras
e atividades práticas ligadas às questões espaciais

Agência Força Aérea
11/12/2014 - 14:45h

Fotos: 3S Hugo/CLBI
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) sedia, desde segunda-feira (8/12), a 12ª edição da Jornada Espacial. Às 15h desta quarta-feira (10/11), a equipe do Centro lançou, com sucesso, mais um Foguete de Treinamento Básico (FTB) para que os participantes da Jornada tivessem a chance de aprender sobre os procedimentos envolvidos em um lançamento real.

O FTB mede 3 metros, pesa 70kg e chega até 32km de altura; seu principal objetivo é manter a operacionalidade do Centro de Lançamento e das equipes envolvidas, mas também pode ser usado em estudos sobre a atmosfera. A 12ª Jornada Espacial reúne 43 alunos e 36 professores de ensino médio, representantes de 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal, que foram vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A programação é composta de uma semana de palestras e atividades práticas ligadas às questões espaciais.

No primeiro dia, os participantes soltaram um balão meteorológico – estrutura resistente de borracha que transporta, a grandes altitudes, uma sonda responsável por medir temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica. Na terça-feira (9), os alunos e professores construíram e lançaram foguetes de garrafa PET e acompanharam uma operação real de rastreio de um engenho espacial lançado de Kuru, centro que fica na Guiana Francesa.

O encerramento do evento acontece na sexta-feira (12), com uma palestra do astronauta brasileiro Marcos Pontes.



Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários