Barreira do Inferno Recebe XII Jornada Espacial na Grande Natal

Olá leitor!

Segue abaixo mais uma notícia postada ontem (08/12) no site “G1” do globo.com destacando que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) recebe estra semana a XII Jornada Espacial.

Duda Falcão

RIO GRANDE DO NORTE

Barreira do Inferno Recebe
XII Jornada Espacial na Grande Natal

Programação inclui palestra do astronauta brasileiro Marcos Pontes.
Evento acontece de segunda (8) a sexta (12) em Parnamirim.

Do G1 RN
08/12/2014 - 16h17
Atualizado em 08/12/2014 - 16h19

(Foto: Arquivo Aeronáutica/Cedida)
Barreira do Inferno já lançou 2.934
engenhos aeroespaciais.
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) receberá desta segunda-feira (8) até sexta-feira (12) a XII Jornada Espacial. A programação contará com a palestra do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, que falará sobre a experiência na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Os alunos, tanto de instituições públicas como de particulares, foram selecionados a partir do desempenho que tiveram nas questões de Astronáutica da prova da XVII OBA realizada em 2014. A iniciativa tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pelas ciências espaciais, além de capacitar professores nas ciências aeroespaciais e em astronomia.

Segundo o professor João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, a jornada mostrará aos jovens detalhes e curiosidades dessa disciplina, além de possibilitar conhecimento do programa espacial brasileiro.

Os participantes vão conhecer as atividades do CLBI, entender o funcionamento dos veículos suborbitais, do balão meteorológico, aprenderão a interpretar dados de satélites e como funciona o GPS. Além disso, os professores terão atividades lúdicas de capacitação sobre o ensino da astronomia em sala de aula, como, por exemplo, elaboração e lançamento de foguetes de garrafa pet.

Para quem deseja ir a eventos ligados às ciências espaciais, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) abrirá as suas inscrições a partir de janeiro. A prova acontecerá no dia 15 de maio de 2015. Os melhores classificados poderão integrar a equipe brasileira e representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana, além de participar das Jornadas Espacial e de Foguetes.


Fonte: Site “G1” do globo.com – 08/12/2014

Comentários