Simpósio Destaca Estudos e Geotecnologias Para Gestão e Sustentabilidade do Pantanal

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (21/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que Simpósio destaca estudos e geotecnologias para gestão e sustentabilidade do Pantanal.

Duda Falcão

Simpósio Destaca Estudos e Geotecnologias Para Gestão e Sustentabilidade do Pantanal

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2014

De 22 a 26 de novembro, a quinta edição do Simpósio de Geotecnologias do Pantanal - 5º GeoPantanal traz projetos de pesquisa nacionais e internacionais a partir do tema “Interação planalto e planície, sistema produtivo e sustentabilidade”. As palestras e apresentações acontecem nas instalações da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Campo Grande (MS).

O evento técnico-científico é promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e UCDB.

O objetivo do 5º GeoPantanal é promover a reunião de pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação que estejam envolvidos na área da geotecnologia e tenham interesse em sua aplicação no bioma, inclusive na região do território boliviano e paraguaio, delimitada pela bacia hidrográfica do alto rio Paraguai.

O simpósio também busca estimular contatos para o desenvolvimento e articulação de projetos de pesquisa e cooperação interinstitucional e internacional e promover a troca de experiências e de conhecimento sobre a aplicação de geotecnologias ao estudo de áreas úmidas.

Além de apresentarem seus trabalhos, pesquisadores e profissionais da área têm a oportunidade de discutir os estudos mais recentes sobre o Pantanal, feitos no Brasil e em outros países. Os trabalhos destacam temas como análise de paisagem, cartografia e banco de dados geográficos, conservação e uso sustentável, desenvolvimento metodológico, educação ambiental, estudos urbanos, interações entre planície e planalto, modelagem ambiental, turismo etc.

A ideia é avançar as discussões sobre a temática das geotecnologias, desenvolvendo metodologias, além de análises em diversas áreas, relacionadas a questões ambientais e socioeconômicas, por exemplo, com o intuito de tomar decisões adequadas na gestão da região do Pantanal.

Destaques Internacionais

Estudos com sensoriamento remoto realizados em zonas úmidas tropicais, incluindo o Pantanal, os Llanos no norte da América do Sul e os Everglades nos Estados Unidos, serão temas da palestra de Michael McGlue, cientista do Departamento da Terra e Ciências Ambientais da Universidade de Kentucky, Estados Unidos.

A apresentação busca alertar sobre a necessidade de se desenvolver novas pesquisas para essas regiões que são extremamente importantes para a biodiversidade global, mas que sofrem impactos ambientais agravados pela atividade humana e pelo crescimento da população. Esse conhecimento é fundamental para a conservação, segurança dos recursos e gestão sustentável.

A aplicação das geotecnologias em séries temporais de imagens de satélite para análise de dados cartográficos e hidrológicos em ambientes fluviais será abordada pelo pesquisador Carlos G. Ramonell, da Faculdade de Engenharia e Ciências Hídricas da Universidade Nacional do Litoral, de Santa Fé, na Argentina. 

Já o apoio que essas tecnologias fornecem para a tomada de decisões com relação às paisagens e sua conservação, as implicações na elaboração de políticas públicas pelos governos, além da interação com outras áreas do conhecimento, serão abordados pela pesquisadora Fabiana Graziella Arévalos González, da Guyra Paraguay.

Ela também falará sobre a importância das geotecnologias no monitoramento das mudanças de uso da terra, planejamento da paisagem, serviços ambientais, impactos das mudanças climáticas e preservação da biodiversidade.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários