'Orgulho', Diz Brasileiro Que Participou de Missão Que Pousou em Cometa

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (12/11) no site “G1” do globo.com destacando que brasileiro que participou da Missão Rosetta diz se sentir orgulhoso.

Duda Falcão

CIÊNCIA E SAÚDE

'Orgulho', Diz Brasileiro Que Participou
de Missão Que Pousou em Cometa

Engenheiro Lucas Fonseca trabalhou no projeto da sonda Rosetta.
Pouso inédito é 'feito extraordinário' e 'conquista da humanidade', afirma.

Flávia Mantovani
Do G1, em São Paulo
12/11/2014 - 18h01
Atualizado em 12/11/2014 - 18h50

(Foto: Lucas Fonseca/Arquivo pessoal)
O engenheiro brasileiro Lucas Fonseca.
O pouso de um módulo robótico em um cometa, anunciado às 14h03 desta quarta-feira (12), durou cerca de sete horas. Para um brasileiro que participou do projeto espacial, no entanto, o feito inédito foi alvo de um trabalho de três anos.

O engenheiro Lucas Fonseca, de 30 anos, trabalhou na agência espacial alemã de dezembro de 2009 a dezembro de 2012. Lá, dedicou-se à missão que enviou a sonda Rosetta ao espaço levando o módulo Philae, que pousou no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko nesta quarta-feira depois de dez anos.

O trabalho de Lucas foi justamente relacionado à etapa do pouso. Ele era o único não europeu em uma equipe que tentava prever o que aconteceria do momento em que o módulo se desprendesse da sonda até pousar no chão do cometa.

(Foto: Editoria de Arte/G1)
Pouso no cometa.

“Isso que aconteceu hoje foi meu trabalho por três anos. Eu  tentava antecipar possíveis trajetórias da sonda e criar modelos matemáticos que simulassem essa descida”, relatou ao G1.


Apesar de Lucas não ter mais vínculo com a agência espacial, amigos que ainda estão lá o têm mantido informado. Nesta madrugada, o brasileiro ficou acordado até as 3h devido à expectativa. De manhã, deixou de lado seus afazeres para acompanhar o pouso. “Meus colegas da Alemanha estão há dois, três dias virados. Na hora do pouso a comemoração foi total, o pessoal vibrou”, conta.

Ele afirma, porém, que ainda há uma tensão entre os cientistas sobre o que vai acontecer. “É tudo muito recente. O momento que vem logo depois do pouso é um pouco nebuloso. Não se sabe ao certo o que está acontecendo, as mensagens demoram 40 minutos para chegar até aqui. Em dois ou três dias vamos saber melhor”, afirma.

'Feito Extraordinário'

Uma das questões que estão sendo analisadas é que, de acordo com a ESA (agência espacial europeia), o toque na superfície do cometa não aconteceu conforme o planejado, já que os arpões, que fixariam o módulo no cometa, não dispararam em um primeiro momento. “Parece que eles não dispararam. Mesmo assim, o módulo conseguiu pousar, o que foi um milagre”, diz o brasileiro.

Mas, segundo ele, independentemente do que aconteça, o que ocorreu até aqui já foi um feito “extraordinário”. “Não se via algo tão extraordinário na área há muito tempo. Em termos de tecnologia, é algo parecido à chegada do homem à Lua”, afirma.

Para ele, participar do projeto é uma “oportunidade única na vida”. “Fico orgulhoso de ter, de certa forma, representado o Brasil lá. É uma iniciativa que não é territorial, é uma conquista da humanidade”, diz.

Pato de Borracha

Lucas é natural de Santos (SP) e se formou em engenharia mecatrônica na USP. Ele sonhava em trabalhar com engenharia espacial e fez mestrado nessa área na França, no Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace. Seu projeto de mestrado foi sobre a missão da sonda Rosetta, e a partir daí ele foi convidado para trabalhar na agência espacial alemã. Hoje ele mora em São Paulo, tem uma empresa de engenharia aeroespacial e dá aulas na USP de São Carlos.

“Fico orgulhoso de ter, de certa
forma, representado o Brasil lá.
É uma iniciativa que não é territorial,
é uma conquista da humanidade"

Lucas Fonseca, engenheiro

Durante os testes que fez para a missão, uma das dificuldades era que não existia uma imagem visual do cometa, e por isso não se sabia qual era o seu formato.

“A gente sabia que ele existia, mas ele nunca tinha sido fotografado. Tínhamos que fazer todos os cálculos dentro de um universo de possibilidades do que seria esse cometa. Achávamos que ele tinha o formato de uma batata, mas depois vimos que ele parecia um pato de borracha”, conta.

Segundo Lucas, ele e os colegas experimentaram em outros momentos emoção parecida com a que sentiram durante o pouso do módulo Philae no cometa. “A sonda viajou dez anos e passou a maior parte do tempo hibernando. Não sabíamos se ela iria religar. Teve outros momentos cruciais. Por exemplo, quando ela se aproximou demais da órbita da Terra e de Marte. Muita coisa poderia ter dado errado. Mas pousou, pronto, foi um sucesso”, diz o brasileiro.


Fonte: Site “G1” do globo.com – 12/11/2014

Comentário: Pois é leitor o Eng. Lucas Fonseca já havia sido entrevistado pelo BLOG em duas ocasiões, a última na semana passada (veja aqui), quando então ele nos falou de sua participação na Missão Rosetta e de sua grande expectativa para este momento. O BLOG BRAZILIAN SPACE parabeniza o Eng. Lucas Fonseca e torce para que ele possa também no futuro estar envolvido com uma manchete do tipo: “Brasil Lança Com Sucesso Sua Primeira Missão Lunar”. Boa sorte ao Eng. Lucas e a equipe da Missão Rosetta. Aproveitamos para agradecer ao leitor Ubiratan pelo envio desta notícia.

Comentários

  1. Entrevista do Eng. Lucas Fonseca ao "Mensageiro Sideral": http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/11/13/o-brasileiro-do-philae/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela lembrança Duda, fico grato pelo seu constante apoio.

    Obrigado pelo link também Brehme !

    Abs

    Lucas Fonseca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Eng. Lucas Fonseca!

      Não é necessário agradecer, estamos qui para isso. Divulgar as atividades espacias é a nossa função e dar apoio a profissionais como o senhor faz parte desta função. Como disse em meu comentário espero que o senhor possa contribuir um dia para uma missão espacial lunar brasileira ou semelhante a esta de espaço profundo. Sucesso sempre.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Quem sabe essa exposição rápida que tive na mídia não ajude em algo nesse sentido Duda. Se consegui chamar a atenção de alguns jovens com o projeto que participei, já me dou por satisfeito.

      E cabe agradecimento sim, apesar das campanhas de doação que dá o mínimo pra você seguir, sabemos que você mantém o BLOG por paixão ao tema.

      Grande Abs

      Lucas

      Excluir
    3. Olá Eng. Lucas!

      Tomara que ajude mesmo, pois o PEB precisa de uma grande notícia como essa que venha balançar as estruturas, para quem sabe assim obter o apoio que necessita, caso contrario...

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Realmente, essa missão, devido a toda a sua complexidade e o ineditismo de um pouso suave num cometa, é um marco na história dos programas espaciais como um todo.

    Parabéns a todos os envolvidos e em especial ao Eng. Lucas Fonseca.

    ResponderExcluir

Postar um comentário