Lideranças Comunitárias de Alcântara Se Reuniram no CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (24/11) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que Lideranças Comunitárias de Alcântara se reuniram no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

Lideranças Comunitárias de Alcântara
Se Reúnem no CLA

CLA/Ten Huxley
24/11/2014

Foto: CLA

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu, no dia 20 de novembro, 50 representantes das sete agrovilas situadas próximo à OM localizada na península alcantarense. Participaram da reunião lideranças comunitárias, presidentes das associações de moradores e ativistas das sete agrovilas construídas em torno do CLA: Cajueiro, Espera, Marudá, Peptal, Peru, Ponta Seca e Só Assim. O encontro teve por objetivo ouvir os representantes sobre as ações realizadas nos últimos três anos da gestão do atual Diretor do CLA, Coronel Engenheiro César Demétrio Santos e apresentar o Vice-Diretor e futuro Diretor do CLA, Coronel Aviador Claudio Olany Alencar de Oliveira às lideranças locais.

O encontro aconteceu no Auditório do Centro Técnico (CT) reunindo os representantes das sete agrovilas com a Direção e Vice-Direção do CLA, além dos oficiais de Comunicação Social, Assistência Social e servidores da Seção de Patrimônio do Centro. Durante a reunião o Coronel Demétrio abordou a importância das atividades desenvolvidas pelo CLA em prol do país e do município traduzida na missão de preparar, lançar e rastrear engenhos aeroespaciais. Também apresentou o Coronel Olany que deve assumir a Direção do CLA a partir do próximo dia 18 de dezembro. As lideranças apresentaram uma pauta de sugestões para reforçar a interação com o Centro a exemplo de cursos de aperfeiçoamento e qualificação, demarcação de limites territoriais e instruções relativas à extração e uso de recursos naturais, contratação de mão-de-obra local para obras e projetos do CLA e acesso à Escola Caminho das Estrelas (ECE), administrada pelo Centro e que deve ter sua capacidade triplicada após a inauguração da nova sede.

Ao longo do ano de 2014, o CLA atuou junto às comunidades locais realizando ações de saúde e cidadania, apoio a acidentados e doentes em evacuações aeromédicas até São Luís, promoveu a qualificação profissional dos militares residentes em Alcântara por meio do Projeto Soldado Cidadão, apoiou eventos sócio-culturais locais e recebeu na ECE alunos oriundos do município.


Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentário: Bom leitor, apesar de reconhecermos o bom, necessário e justo trabalho realizado pelo Cel. Demétrio Santos junto a essas Comunidades Quilombolas, resgatando assim promessas não cumpridas de outrora, e melhorando e regatando ao mesmo tempo uma confiança a muito perdida, que no futuro poderá ser muito útil no relacionamento entre as partes, devo dizer e lembrar que o objetivo de um centro de lançamento de foguetes é lançar foguetes, coisa que na gestão do Coronel Demétrio (como também de outras gestões recentes) ocorreu muito pouco, isto é, se não levarmos em consideração os lançamentos de foguetes de treinamento ocorridos neste centro durante sua gestão. É justo dizer também que na gestão do Coronel Demétrio muito se avançou na tecnologia de lançamento disponível hoje no centro, como também em obras de ampliação e melhoramento da infraestrutura do CLA que ainda, em alguns casos, estão em curso. Vale dizer também que pelas informações que tenho de fontes do BLOG que conhecem o Cel. Demétrio (só tive apenas uma vez contato pessoal com ele e muito rápido na oportunidade) esse militar (como esteve envolvido diretamente com a coordenação do projeto do VLS-1 no IAE, antes de assumir o cargo de diretor do CLA) deve ser hoje uma das pessoas mais decepcionadas e chateadas com o não cumprimento pelo desgoverno DILMA ROUSSEFF do cronograma de lançamento do VLS-1 estabelecido pelo IAE em 2011, apesar de, por razões obvias, não vir a público admitir isto. O Blog BRAZILIAN SPACE deseja ao Cel. Demétrio Santos sucesso em sua carreira, seja lá onde ele, a partir de dezembro, seja designado para atuar pela FAB. Sucesso sempre coronel.

Comentários

  1. " A VERDADE ACIMA DE TUDO !"

    O CEFAB parabeniza o Cel. Demétrio Santos, pela direção de Alcântara. Queria saber se durante o encontro, o ilustríssimo Cel. comentou sobre o perigo operacional que poderar ocorrera, caso ocorra uma grave eventualidade com o lançamento do Foguete Cyclone -4, na cabeça populacional das 7 agrovilas, em torno da periferia do CLA ? Alguém poderia me responder está questão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cassio!

      Infelizmente devido a posição dele não creio que ele tenha feito isso. Entretanto acredito que a FAB deva ter algum plano para amenizar o problema caso ocorra, apesar de achar que mesmo assim o estrago em vidas seria grande.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Se algo desse tipo ocorrer aí sim que a população brasileira criticará o programa espacial brasileiro sem ao menos conhecê-lo.

      Excluir
  2. Então, é como eu digo: "por razões óbvias" e "devido a posição dele", são termos recorrentes usados para justificar uma ausência de atitude.

    O que á mais uma prova de que do jeito que a coisa está "organizada" hoje, tudo na mão do "governo", o nosso PEB, não tem a menor chance de seguir um bom caminho.

    Ora, se os militares não podem tomar posições contrárias, e se os civis não tem interesse em tomar posições contrárias, é essa a situação que nos resta: ficar assistindo a esse espetáculo lastimável vendo tudo que foi construído lá no início, com muito esforço, virando pó.

    Lamentável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário