CCT Discute na Terça-Feira (18/11) Implantação de Satélite Geoestacionário Brasileiro

Olá leitor!

Segue abaixo mais uma notícia postada ontem (14/11) no site da “Agência Senado” destacando que a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal discutirá na próxima terça-feira (18/11) a implantação de Satélite Geoestacionário de Defesa e de Comunicação (SGDC).

Duda Falcão

HOME, MATÉRIAS, COMISSÕES

Notícias

CCT Discute na Terça-Feira Implantação
de Satélite Geoestacionário Brasileiro

Da Redação
Agência Senado
14/11/2014, 10h39
Atualizado em 14/11/2014, 14h10

Reprodução/AEB

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza na próxima terça (18) audiência pública para debater o Programa Espacial Brasileiro. O tema é a implantação do Satélite Geoestacionário de Defesa e de Comunicação (SGDC), e dos Satélites de Coleta de Dados.

O satélite geoestacionário, que deverá ser levado à órbita terrestre em 2016, ampliará a cobertura das redes de dados brasileiras, alcançando municípios que atualmente têm dificuldade para acesso à telefonia e à internet, e dificultará a interceptação de dados estratégicos, além de proporcionar demanda por tecnologia desenvolvida no país. O tema foi discutido no ano passado em audiência da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

Foram convidados para a audiência representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE);  do Ministério da Defesa; da Visiona Tecnologia Espacial, empresa responsável pela integração do sistema do satélite; da Telecomunicações Brasileiras (TELEBRÁS), do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial; do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

A audiência, requerida pelo senador Anibal Diniz (PT-AC), terá início às 8h30, na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa.


Fonte: Site da Agência Senado

Comentário: Pois é leitor, como já havíamos anunciado (veja aqui) mais uma palhaçada protagonizada por esses energúmenos. Lamentável!

Comentários

  1. Vamos ver se as pessoas envolvidas hoje no PEB, civis e militares formam um grupo e comparecem a essa comissão para defender os interesses dos contribuintes e deles mesmos...

    Dizer que esse satélite vai "ampliar a cobertura das redes de dados brasileiras, alcançando municípios que atualmente têm dificuldade para acesso à telefonia e à internet", tudo bem, mas tentar vender a ideia que ele "dificultará a interceptação de dados estratégicos, além de proporcionar demanda por tecnologia desenvolvida no país", só pode ser piada e de muito mau gosto, tratando-se de um satélite totalmente importado.

    É um assunto do interesse dos civis do INPE que deveriam estar MUITO envolvidos em todo o processo e dos militares, pois alegadamente tem a ver com a segurança de informações sensíveis, principalmente depois daquela espionagem americana à nível mundial que se tornou pública, que é extremamente fácil de ser feita pois a grande maioria das comunicações mundiais passa por satélites americanos.

    Eu tenho quase certeza que mais uma vez os que estão dentro do PEB vão "meter o galho dentro" e ficar quietinhos em seus postos, concordando tacitamente com tudo isso, demonstrando mais uma vez que nós que defendemos um PEB forte não podemos sequer contar com os que já atuam nele para mudar essa situação de horror em que o PEB se encontra.

    Depois, quando a existência dessas instituições começar a ser questionada, pois afinal de contas para que precisamos delas se podemos importar tudo, quero ver se eles vão vir para as ruas protestar quando quiserem fechar um INPE ou um IAE.

    É tão simples quanto isso: "para que o mal prevaleça, basta que os homens de bem nada façam".

    ResponderExcluir

Postar um comentário