AEB Está na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (13/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a Agência participará da 11ª Edição da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)”, que começa no dia de hoje.

Duda Falcão

AEB Está na Semana Nacional
de Ciência e Tecnologia

Coordenação de Comunicação Social


Brasília, 13 de outubro de 2014 O desenvolvimento do cubsat nacional, do Projeto Sistema Espacial para Realização de Pesquisas e Experimentos com Nanossatélites (SERPENS) é uma das atrações que a Agência Espacial Brasileira (AEB) apresenta aos visitantes da 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começa hoje (13) e vai até domingo (19), no Parque da Cidade, em Brasília (DF).

Nesta edição, o evento tem como tema central Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, aliado a temática a, AEB apresenta a maquete do projeto do primeiro Centro Vocacional Tecnológico (CVT) voltado para o segmento espacial, que será instalado em 2015 no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN).

No espaço da AEB o público também encontra exposições, oficinas e minicursos. Este com a finalidade de repassar habilidades para se trabalhar com conteúdos de ciência e tecnologia relacionados com a área espacial. Serão oferecidos cursos de Astronomia e Astronáutica e Sensoriamento Remoto.

As oficinas Construindo Foguetes de garrafa pet e Interpretando Imagens de Satélite ocorrem ao longo da semana e tem o objetivo de ensinar a prática de experimentos que associem os conceitos teóricos da área espacial para a elaboração de atividades pedagógicas que facilitam o aprendizado científico.

Os minicursos e as oficinas serão ministrados por docentes do programa AEB Escola e por professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Para os visitantes serão disponibilizados materiais informativos e didáticos, além da exposição de três Mock ups, as réplicas das roupas usadas pelo astronauta, Marcos Pontes, em sua ida ao espaço.

A SNCT é realizada anualmente, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com colaboração de diversas entidades vinculadas ao setor. O objetivo é mobilizar a população em torno da importância da área de Ciência e da Tecnologia.

O tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social é uma oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais vividos hoje em todas as áreas da sociedade. A temática tem o objetivo de estimular as instituições a abordar a C&T na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários