Tempestade Solar Atinge a Terra na Próxima Semana

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (12/09) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que segundo o Centro de Previsão Climática, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) uma Tempestade Solar atingirá a Terra na próxima semana.

Duda Falcão

Tempestade Solar Atinge a
Terra na Próxima Semana

NASA/NOAA


Brasília, 12 de setembro de 2014 Uma rara explosão dupla de tempestades solares magneticamente carregadas atingirá a Terra na noite de quinta (18) e sexta-feira (19). Segundo especialistas da área de monitoramento do clima espacial, existe a preocupação de que sinais GPS, comunicações por rádio e transmissões de energia possam ser interrompidos.

Individualmente, as tempestades, conhecidas como ejeções de massa coronal, ou CMEs, não justificariam advertências especiais, mas o curto intervalo atípico e sua rota direta para a Terra levou o Centro de Previsão Climática, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) a emitir o alerta.

O primeiro CME, que explodiu a partir de uma região magneticamente conturbada do Sol na segunda-feira (8) à noite, deve chegar a Terra na noite de quinta, informou o diretor do centro Thomas Berger. As partículas de plasma magnetizado e energizado viajam em direção a Terra a uma velocidade média de 4 milhões de quilômetros por hora.

A mesma região da superfície solar produziu uma segunda tempestade mais poderosa na quarta-feira (10). “Não esperamos quaisquer impactos incontroláveis em função dos eventos solares, neste momento, mas estamos acompanhando de perto esses eventos”, diz Berger.

Periodicidade – Atualmente o Sol está no pico de seu ciclo de onze anos, embora o nível global de atividade esteja muito menor do que o típico para um pico solar. Tempestades tão poderosas como as de agora, que estão fazendo o seu caminho para a Terra, normalmente ocorrem entre 100 e 200 vezes durante um ciclo solar, conta Berger.

“O fato único sobre este evento é que tivemos dois em rápida sucessão e as CMEs poderiam estar interagindo em seu caminho para a Terra, na órbita da Terra ou além. Simplesmente não sabemos ainda”, diz o especialista.

As partículas solares altamente energéticas e magneticamente carregadas podem atingir o campo magnético da Terra e interromper algumas comunicações de rádio e degradar os sinais de GPS. O fenômeno também tem o potencial de afetar as redes de energia do campo elétrico nas latitudes norte, que são mais suscetíveis a perturbações geomagnéticas.

No lado positivo, as tempestades devem provocar belas auroras, sempre visíveis quando o céu estiver limpo. As auroras são causadas por partículas solares eletricamente carregadas que atingem o oxigênio, nitrogênio e outros gases na alta atmosfera, criando cortinas de luz acima dos polos magnéticos norte e sul do planeta.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários