Pesquisadores do INPE Participam de Evento pela Valorização da Matemática

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (30/09) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que pesquisadores do INPE participarão de Evento Pela Valorização da Matemática.

Duda Falcão

Pesquisadores do INPE Participam de
Evento pela Valorização da Matemática

Terça-feira, 30 de Setembro de 2014

Elbert Macau e José Marengo, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), participam nesta quarta-feira (1°/10) do Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação que, nesta edição, traz a Matemática como foco principal. O evento acontece na Biblioteca Mário de Andrade, na cidade de São Paulo, e pretende abordar, entre outros temas, o pouco interesse dos jovens pelo estudo da Matemática e a importância de se reverter este quadro.

Pesquisador do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do INPE, Elbert Macau participará do painel Dynamical Phenomena in Complex Networks, que inicia às 10 horas, para apresentação de resultados de estudos interdisciplinares realizados por matemáticos, físicos, biólogos, climatologistas e geólogos.

O objetivo é aplicar a teoria das redes complexas para compreender o papel que a rede neuronal desempenha em funções cognitivas como memória e linguagem, bem como os efeitos do aquecimento global e de mudanças no manejo da terra na Amazônia.

José Marengo, pesquisador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE, ministrará às 11h30 a palestra Extreme Rainfall Events in the Metropolitan Region of São Paulo.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Vale lembrar que o pesquisador Elbert Macau do LAC INPE foi ao lado do Pesquisador Othon Winter da UNESP os idealizadores da fantástica Missão ASTER.

Comentários

Postar um comentário