O Que o PEB Ainda Nos Reserva Para 2014?

Olá leitor!

Pois é caro amigo, estamos quase na segunda quinzena de setembro e você pode estar se perguntando o que o PEB ainda nos reserva para este ano, não é verdade?

Bom, devo lembrar que a expectativa de muitos desde os primeiros meses de 2014 era muito positiva (expectativa não compartilhada pelo Blog), pois as promessas feitas através da mídia irresponsavelmente por representantes deste governo desastroso, se cumpridas fossem integralmente, realmente trariam um avanço significativo aos projetos atualmente curso em nosso pífio e abandonado programa espacial.

Muito se falou na realização da Operação Santa Barbara 1 e 2 (VLS-1), na Operação São Lourenço (SARA Suborbital 1) na Operação Raposa (Motor L5), no lançamento do Cubesat NanosatC-Br1, no Lançamento do CBERS-4 e posteriormente nos lançamentos dos nanosatélites  AESP-14 e SERPENS e do Tubesat Tancredo 1, fora as missões estrangeiras previstas para serem lançadas da Europa através de foguetes brasileiros, entre tantos outros projetos que se esperava avançar neste ano, como por exemplo o projeto do Motor Sólido S50 do VLM-1.

No entanto, como já sabemos, as únicas dessas expectativas que se concretizaram até o momento foram as do lançamento do Cubesat NanosatC-Br1 e a missão exitosa do Motor L5 (Operação Raposa).

Vale lembrar que as promessas feitas através da mídia pelo presidente da AEB em relação aos lançamentos do Satélite CBERS-4 e dos Nanossatélites AESP-14 e SERPENS e do Tubesat Tancredo-1 continuam ainda dentro do prazo para serem realizadas, e são agora as únicas esperanças de chegarmos a um ano razoável de realizações. Isto é, se levarmos em conta o histórico recente de nosso programa espacial e a sua pífia, descompromissada e irresponsável gestão.

Evidentemente o que não foi realizado em 2014 fica para 2015, mas devo lembrar que recentemente o governo da presidentA Dilma divulgou a previsão orçamentária para 2015 que prevê um orçamento vergonhoso de apenas R$ 255 milhões para AEB, o que representa uma redução de cerca de R$ 40 milhões em relação a 2014, embora esta previsão esteja ainda sujeita a alterações, especialmente se considerarmos o cenário eleitoral. É claro que não é assim que se deve conduzir um programa espacial, mas no entendimento desses energúmenos é isso que eles chamam de programa estratégico.

O leitor mais atento e observador já deve ter percebido que as expectativas, cronogramas e interesses dos órgãos executores do PEB (IAE, IEAv, INPE, entre outros) não batem em nada com o planejamento real do governo, há não ser as metas anuais estabelecidas por esses órgãos que são utilizadas como peça de propaganda política sem qualquer compromisso, a não ser o de vender uma imagem positiva da administração publica em vígor, péssimo costume político adotado historicamente há décadas por essas ervas daninhas que infestam a classe política deste país. Um grande exemplo disto é o PNAE, documento figurativo e sem qualquer valor que não serve nem mesmo como papel higiênico.

Enquanto o governo brinca de fazer programa espacial, os órgãos executores estabelecem novas metas para o ano que vem como no caso do IAE que já anunciou o primeiro ensaio em solo do motor foguete líquido L75. Será? Bom leitor, se olharmos a previsão orçamentária para o motor L75 apresentada no artigo escrito pelo companheiro André Mileski do “Blog Panorama Espacial” (veja aqui) nota-se que o L75 foi um dos projetos priorizados por esta previsão orçamentária, pelo menos no papel.

No ITA, a competente equipe do Major Eloi Fonseca está prometendo para o final de 2015 o lançamento do nanosatélite ITASAT-1.

No INPE a previsão de lançar o Satélite Amazônia 1 em 2015 ainda estar em vigor (eu não acredito nesta previsão) e também o de lançar o Nanosatélite NanosatC- Br2, que por iniciativa de sua equipe já até dispõe de uma reserva de lançamento para o final de 2015.

Evidentemente leitor que a esperança de todos é que além dos projetos já citados, outros projetos importantes em curso no PEB possam sofrer continuidade no próximo ano, como por exemplo, o Projeto SIA, o Projeto da PSM, o GPS Espacial e tantos outros, mas a verdade é que com este orçamento já pífio e diminuindo ano após ano, a continuidade destes projetos fica cada vez mais próximo do universo da ficção científica e dependerá muito de uma eficiente visão e de uma engenharia politica administrativa de qualidade para melhorar este quadro de incertezas, engenharia política administrativa e visão estas que certamente não são o forte do Sr. José Raimundo Braga Coelho.

Nos últimos meses tenho obtido informações sobre novos projetos na USP e na UnB que são realmente significativos e bem animadores, mas devo lembrar aos seus realizadores que ainda haverá um grande, tortuoso e difícil caminho a ser percorrido por vocês para puder tornar esses projetos uma realidade.

Finalizando recebi uma informação segura de que 'no início de outubro' (hummmmmm) a nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB) irá anunciar algo que segundo a minha fonte deixará toda comunidade espacial brasileira bastante feliz. O que será leitor? Bom, teremos de aguardar para ver, esperando que pelo menos desta vez esta notícia seja realmente benéfica para o nosso pífio e pobre Programa Espacial.

Bom, é isso leitor.

Duda Falcão

Comentários

  1. Quem sabe não é o fechamento e falência da ACS?
    Apesar de não recuperarmos o passado, pelo menos esse ralo fecha

    ResponderExcluir
  2. Anuncio no inicio de outubro que deixara todo mundo feliz, a derrota de Dilma na eleição kkk
    Mas falando sério, tomara que seja o anuncio da falência oficial da ACS.
    Oseias Martins

    ResponderExcluir
  3. Não envolvendo aquela aberração chamada ACS, o anúncio da AEB será bem-vindo.

    Na situação em que nós estamos, qualquer "boa notícia" é lucro.

    ResponderExcluir
  4. Nao creio que a ACS, a meio caminho, seja cancelado... senao ficaria ali um elefante branco. Talvez seja o inicio do projeto do VLS-Beta ou ainda (se conseguirem mesmo surpreender), uma licitacao autorizando a o teste do VLS antes do SARA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de iniciar o VLS-Beta primeiro tem que desenvolver, fabricar e qualificar o VLS-Alfa.

      Entretanto, não terminaram ainda nem o VLS-1, quiçá o VLS-Beta!

      Excluir
  5. Olá caros leitores!

    Olha, eu não creio que a noticia a ser divulgada esteja relacionada com a ACS, ou com os projetos de veículos lançadores brasileiros. Muito provavelmente ela deva está relacionada com o Projeto SERPENS da própria agência, ou mesmo com os projetos de nanossatélites em curso no Brasil. Em resumo, não creio que a notícia seja bombástica e tão significativa assim, mas enfim.... vamos aguardar.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  6. Todo o mundo quer algo semelhante a segunda vinda de Cristo, mas no contexto do programa espacial, he he.

    Voce tem razao Duda, eh bom maneirar a expectativa e folgar que vem ai algo bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Israel!

      Além disso é preciso lembrar que estamos em campanha eleitoral e sendo assim é preciso ter muita cautela com o que é divulgado pelo governo, já que a credibilidade deles está próxima do 'Zero Absoluto'.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  7. Só gostaria de registrar mais uma vez que aqueles que hoje fazem parte do PEB, sofrem na carne as mazelas impostas por esse "governo" e essa estrutura de condução completamente errada e sem a menor chance de obter sucesso algum dia, seja no braço militar seja no braço civil, e não fazem nada para FORÇAR uma mudança, SÃO CONIVENTES.

    Temos exemplos históricos onde a aceitação tácita de erros monstruosos, levaram a consequências ainda piores:
    Na segunda guerra por exemplo, os dirigentes da Europa sabiam das intenções de Hitler e nada fizeram, deu no que deu.
    Mais recentemente, os dirigentes mundiais sabiam das intenções do Putin e nada fizeram, deu no que deu.
    Todos sabem que do jeito que está sendo conduzido o nosso PEB, digo em relação a tudo, orçamento, estrutura organizacional (que seria melhor chamar de "desorganizacional"), falta de um programa de estado sobre o assunto, etc. etc. etc., ele não vai chegar a lugar nenhum. Então, só existem duas opções: ou você aceita tudo isso tacitamente e implicitamente se declara à favor, ou luta de forma ferrenha e veemente contra tudo isso. Usa as poucas forças que restam para OBRIGAR uma mudança de atitude de quem está temporariamente no "comando", em prol de um bem maior. Se não querem, ou não podem fazer isso, melhor pular fora desse barco, pois VÃO SIM, ser responsáveis pelo seu afundamento.

    Tudo na vida tem limites. Claro que precisamos pensar em nossas vidas em nossas famílias, nossos empregos, etc. Mas a que preço?

    Chega uma hora que é preciso dar um basta !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, como de maneira resumida é dito acima, porquê nunca houve manifestação contrária, de contestação de nossas autoridades, diretores de institutos, gerentes de programas ou de entidades representativas?
      Onde estão as manifestações dos representantes do INPE, IAE, IEAv, DCTA, AAEB, MCTI, ...

      Os comandantes/dirigentes são sempre os mesmos que nada fazem e nunca são punidos. Pelo contrário, continuam sendo prestigiados!

      Excluir
  8. Geralmente esses anúncios deixam a desejar. Eu apostaria em algo como confirmar o concurso de 2015 para a AEB, com mais 66 vagas.
    Duda, você sabe alguma coisa sobre o posicionamento dos candidatos em relação ao programa espacial? Alguém levanta essa bandeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinícius!

      Não amigo não há nada nesse sentido.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  9. Por favor, alguém sabe algo relacionado ao projeto 14-X, que tanto foi falado mas agora não há mais notícias?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo!

      Não amigo, nada mais foi divulgado sobre este projeto.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  10. acho que é o lançamento do Dilmasat

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Eu prefiro que não seja a falência da ACS, mas sim algum projeto ou plano, tipo a confirmação do ASTER ou lançamento do VLS.


    Atenciosamente,
    Everton

    ResponderExcluir
  12. " A BOLA DE CRISTAL ESTÁ FERVILHANDO EM PROFECIAS"

    Bom dia á todos guerreiros do PEB! Este fim de semana, sentei-me no canto da minha sede ( CEFAB) , e convoquei minha bola de cristal, para solucionar alguns enigmas e comentários. Fazemos lembrar com muita alegria os feitos 'full' da Operação Raposa". Para os infortúnios e esquecidos de ( BRA), tanto faz tanto vez, não vai mudar em nada a situação do sofrível PEB. De acordo a tão esperado anuncio da AEB, que fique claro e evidente, podemos ser pequenos em números, mas somos grandes na moral da convicção em prol ao Programa Espacial Brasileiro. Nunca recuare-mos, nunca se esgotare-mos, nunca se desesperare-mos. Uma vida sem sonhos é como um corpo sem nação e sem alma. Avante PEB! Avante Brasil! Para minha previsão, será a REABERTURA DO PROGRAMA: CONCURSO CAN SAT e do FOGUETEMODELISO . Em fim : A demagogia são sempre as mesmas. Prometem construir satélites exuberantes, mesmo sem ter um bom veículo lançador. Os políticos médicos dos problemas, são formados da arte em procurar a mentira e mais entraves para o PEB , no seu linguajar malicioso, encontram soluções supérfluas, agem como donos da sabedoria, faze um excelente diagnóstico falso e depois aplicam os remédios atenuadores ( genéricos ) errados. O futuro "Brasonauta" necessitará de uma excelente preparação para ir ao espaço futuramente, ao contrário, a política é talvez a ÚNICA PROFISSÃO, para a qual nenhuma preparação por excelência é considerada exigida mente necessária. Atenção sindicatos das áreas espaciais: vote no candidato que promete menos, ou quase nada, será o que te dará menas decepção. A teoria do poder da Influência do mal político : Um político malicioso é aquele que passa metade da sua vida fazendo nada, simplesmente nada! a única coisa é fazer as tais leis e a outra metade, convencendo seus amigos, entre "", a não cumpri-las. É muito difícil conciliar os políticos envolvidos, os militares que estão sempre com as bocas zipadas e a moral de todos, os cidadões. Os cientistas do PEB, se esforçam para tornar o impossível possível. Os políticos para fazer do possível, impossível."
    ,

    ResponderExcluir

Postar um comentário