Estudantes de São José do Campos Levam Foguete Para Evento Nacional

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (21/09) no site do jornal “O VALE”, destacando que Estudantes de São José dos Campos (SP) levam foguete para evento nacional.

Duda Falcão

HOME

Estudantes de S. José Levam
Foguete Para Evento Nacional

Movido a vinagre e bicarbonato de sódio, artefato de
Escola do 31 de Março atinge 110 metros de altura

Lauro Lam 
Especial para O Vale
September 21, 2014 - 00:00

Foto: Claudio Vieira
Foguete feito pelos alunos da escola Nelson do Nascimento Monteiro.

A contagem regressiva segue a mesma expectativa de um lançamento rumo ao espaço sideral. Dedos cruzados, atenção redobrada e olhares atentos para um destino em comum: quanto mais longe, melhor.

Assim em que a reação química atinge o ponto de “bala”, o que se ouve é um estrondo. E o que se vê é um risco no ar. Não da esquadrilha da fumaça, mas de um foguete simples na composição, útil na determinação e tão rápido quanto um piscar de olhos. O lançamento é tão surpreendente quanto a distância alcançada: uma média de 110 metros.

O que era um experimento feito com materiais recicláveis se transformou em assunto sério e foi o principal elo de interação entre alunos do 3º ano do ensino médio da escola estadual de tempo integral Nélson do Nascimento Monteiro, no bairro 31 de Março, na região sul de São José.

Novos Rumos - Reunindo as disciplinas química e matemática, o projeto foi a porta de entrada para os jovens da unidade carimbarem o passaporte para participarem da Mostra Brasileira de Foguetes, que acontece no dia 31 de outubro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Trata-se da única escola da rede pública da cidade que conseguiu a vaga. Para chegar lá era preciso que o foguete atingisse a marca de pelo menos 100 metros de distância. E eles conseguiram.

Agora, o desafio é angariar recursos para bancar a viagem para a equipe composta pelos estudantes Breno Andrade, Lara Navarro, Eloísa Castanheira e Erick Reis, além de um professor. A conta é orçada em R$ 2.500 mais o transporte.

“Estamos buscando uma parceria com o Inpe para melhorarmos a aerodinâmica dos foguetes”, afirmou a diretora, Denise de Paula Costa.

Explosão - Feitos de duas garrafas pet, aletas de plástico e bexigas, os foguetes tem um funcionamento bem simples. O que demandou mais experimentos foi encontrar a proporção certa das substâncias utilizadas na liberação do gás carbônico na reação química: vinagre e bicarbonato de sódio.

Com um lançador de 45 graus, também desenvolvido pelos alunos, o experimento também auxiliou no aprendizado prático das disciplinas.

“Foram vários erros até chegarem na proporção de 750 ml de vinagre e 250 g de bicarbonato. Desenvolveram trabalho em equipe, liderança e competência”, disse Valquíria Martins, professora de química.

“Para nós é mais do que uma realização escolar, mas sim, um passo no crescimento pessoal”, contou a equipe.

Saiba Mais

Foguete

O experimento foi desenvolvido desde o projeto até o lançamento pelos alunos da escola estadual Nelson do Nascimento Monteiro, no bairro 31 de Março, zona sul de São José

Distância

Uma equipe composta por 4 alunos vai representar a escola na Mostra Brasileira de Foguetes, que acontece no dia 31 de outubro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, do dia 30 de outubro a 2 de novembro

Passaporte

Para conseguir participar, o foguete tinha que atingir a marca mínima de 100 metros de distância. O experimento dos estudantes de São José já chegou a 117 metros

Apoio

Os estudantes correm atrás de auxílio financeiro para bancar os custos da viagem, orçada em R$ 2.500 para hospedagem da equipe composta por 4 alunos e um professor. Trata-se da única escola pública da cidade que conseguiu garantir vaga na Mostra de Foguetes


Fonte: Site do Jornal “O VALE” – 21/09/2014

Comentários