Coordenador do Projeto SIA do IAE Vai a Alemanha Participar de Projeto de Pesquisa

Olá leitor!

Foi publicado no “Diário Oficial da União (DOU)” de hoje (10/09), pelo Ministério da Defesa, um “Despacho” autorizando o afastamento do país do pesquisador do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Dr. Waldemar de Castro Leite Filho, a fim participar do projeto de pesquisa “Guidance and Control for Hovering and Landing of Planetary Landers”, a se realizar na cidade de Bremen - Alemanha. Veja abaixo o despacho em questão como publicado no DOU.

Duda Falcão

MINISTÉRIO DA DEFESA

GABINETE DO MINISTRO

DESPACHO DO MINISTRO
Em 9 de setembro de 2014

O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso da competência que lhe foi delegada pelo art. 2º do Decreto nº 1.387, de 7 de fevereiro de 1995, com a redação dada pelo Decreto nº 3.025, de 12 de abril de 1999, autoriza o afastamento do País, com ônus limitado, no período de 13 de setembro a 10 de dezembro de 2014, incluindo o trânsito, do servidor WALDEMAR DE CASTRO LEITE FILHO, Matrícula SIAPE nº 0208353, ocupante do cargo de Pesquisador, do Quadro de Pessoal do Comando da Aeronáutica, lotado no Instituto de Aeronáutica e Espaço, a fim de cumprir a Missão EXTRA/PLAMTAX/DCTA/2014, participando do projeto de pesquisa Guidance and Control for Hovering and Landing of Planetary Landers, na cidade de Bremen - Alemanha. Cabe ao Comando da Aeronáutica o ônus da remuneração e de outros direitos a que faz jus o servidor. As despesas com passagens e locomoção serão custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e os serviços de terceiros e diárias, pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O afastamento é considerado eventual, sem mudança de sede, sem dependentes, e está enquadrado na alínea "c" do inciso I do art. 3º, combinado com o art. 11, ambos da Lei nº 5.809, de 10 de outubro de 1972, e no inciso II do art. 1º do Decreto nº 91.800, de 18 de outubro de 1985. (Processo nº 67000.009929/2014-89)

CELSO AMORIM

Dr. Waldemar Castro Leite Filho

Fonte: Diário Oficial da União (DOU) - Seção 2 - pág. 07 - 10/09/2014

Comentário: Para aqueles que não o conhecem o Dr. Waldemar Castro Leite Filho é o coordenador do Projeto SIA (Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial) e graças a sua tenacidade e de sua equipe, o Brasil hoje está próximo de se tornar alto suficiente nessa área crítica da tecnologia de foguetes e de veículos lançadores, bem como de satélites. O Projeto SIA é um marco extraordinário para o Brasil e hoje é uma realidade, mas que precisa ser confrontada tanto no voo do SISNAV do VLS-1, bem como ainda (na área de Defesa) no voo da plataforma Marins, esta que creio deva ocorrer ainda este ano. Entretanto, para quem tem uma imaginação fértil é muito curioso o titulo do projeto de pesquisa que motivará esta viagem do Dr. Waldemar para Alemanha.

Comentários

  1. Nada contra, mas é realmente incrivel. Vamos mandar alguém para aprender como pousar sondas em outros planetas sem nunca ter lançado nem um Cubesat que seja por meios próprios.

    Bem típico...

    ResponderExcluir
  2. EUA, veja o que seu embargo nos causou: bem!

    Parabéns ao professor Waldemar e à sua equipe. Podemos considerá-los, sem exageros, heróis nacionais. Pois, conseguir desenvolver tecnologia de ponta num país onde ela é menosprezada tanto pelo governo quanto pela sociedade em geral é digno de honra.

    Só uma dúvida: do que se trata esse projeto Marins? Procurei na internet e não encontrei nada a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo!

      A Marins é uma plataforma inercial para misseis, ou seja, basicamente faz a mesma coisa que o SISNAV, só que em mísseis. Essa é uma tecnologia que nenhum país do mundo vende, altamente estratégica e que deve ser testada ainda esse ano, creio eu.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Interessante.

      Obrigado pelo esclarecimento.

      Excluir
  3. Absurdo!!! Esses pesquisadores deveriam é permanecer no Brasil contribuindo para o PEB e não para projetos de outros países.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma aí cara, esses encontros internacionais são fundamentais para o avanço da pesquisa. Nesses encontros que começam as futuras parcerias. Os brasileiros tambem podem descobrir os avanços da ciencia básica dos outros paises, compensando um pouco a falta de investimentos no Brasil.
      Oséias Martins

      Excluir
  4. Prezado Duda
    É, de fato, um privilégio ser convidado a participar de um projeto desse nível. Estarei fechando com chave de ouro minha carreira no IAE. Tenho um sentimento ambíguo entre a certeza do dever cumprido e a frustração de não ter realizado tudo o que podia ou gostaria.
    O projeto SIA estará em boas mãos - o Dr. Domingos Salvio Carrijo trabalho comigo há quase 30 anos - e tenho certeza de que fará um ótimo trabalho.
    Desde já agradeço as suas referências à minha pessoa sempre de forma elogiosa. Um grande abraço e fique firme.
    Waldemar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dr. Wademar!

      O senhor faz jus ao nosso reconhecimento e neste momento aproveito para deseja-lhe uma boa viagem e uma estádia produtiva na Alemanha. Sucesso sempre.

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário