quinta-feira, 17 de julho de 2014

IAE Realiza Ensaio de Queima em Banco de Provas do Motor S30

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (17/06) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), informando que foi realizado com sucesso no dia 15/07 o Ensaio de Queima em Banco de Provas do Propulsor S30 (Operação Acapú).

Duda Falcão

IAE Realiza Ensaio de Queima em
Banco de Provas do Motor S30

Publicada em 17/07/2014 08:30
Atualizada em 17/07/2014 08:32

Neste dia 15 de julho às 11h00 foi realizado, com sucesso, na Usina Cel Abner do IAE a queima em banco de provas do propulsor S30, denominada “Operação Acapú”. Este propulsor foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para ser o primeiro estágio do veículo de sondagem VS-30, além de ser o segundo estágio do veículo de sondagem VSB-30.

A Operação Acapú teve como objetivo a medição dos parâmetros de empuxo e pressão do propulsor e avaliar: o desempenho da tubeira, confeccionada com grafite adquirido de novo fornecedor; a temperatura das principais partes metálicas do propulsor e o comportamento dinâmico do propulsor durante o ensaio de queima. Estas medições foram executadas utilizando dois sistemas distintos de aquisição de dados, telemetria e solo, totalizando 46 canais de medição.

Nesta Operação foram envolvidos direta e indiretamente mais de 60 servidores do IAE, assim distribuídos DIR-IAE, SESP-PE, SESP-GQ, CS-STR, ADA, AEL, AQI, AME, ACA, APE-X, SAR, DS, PCI e AIE. O ensaio foi assistido por 32 convidados do IAE.

Observação preliminar dos resultados das medições realizadas, indica que os objetivos da Operação foram alcançados.

Veja as fotos do ensaio.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Caro leitor, esta é uma grande notícia para o Programa Espacial Brasileiro, já que com o sucesso desta operação esta nova configuração do motor S30 está qualificada para voo, e com isso as missões dos foguetes brasileiros na Europa e a importantíssima e desejada “Operação Raposa” não terão mais empecilhos técnicos para serem realizadas. Uma vez mais o Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o DCTA/IAE pelo sucesso alcançado.

2 comentários:

  1. Que grande notícia Duda. Espero que a operação ocorra mesmo em agosto como você já havia mencionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge!

      Na realidade não há mais motivo para que não aconteça. Entretanto a campanha está prevista para ser iniciada na primeira quinzena de Agosto, mas o lançamento só deve ocorrer mesmo no início de setembro, tá ok? Vamos torcer.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir