Blog Entrevista Responsável Pelo Projeto Ubatubasat

Olá leitor!

Uma vez mais o Blog se esforça para trazer para você outra entrevista da série “Personalidades do Programa Espacial Brasileiro (PEB)” desta vez com um profissional exemplar que merece todo nosso respeito e admiração.

Trata-se do professor de ensino médio da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves (ETEC) da cidade de Ubatuba-SP, Prof. Cândido Moura, responsável pelo projeto do Tubesat Tancredo 1.

Nessa terceira entrevista ao Blog BRAZILIAN SPACE o Prof. Cândido Moura nos fala sobre o “Tubesat Tancredo 1” que está sendo preparado para ser lançado até o final do ano, e também e em primeira mão, sobre os novos projetos de seu grupo que incluem um PocketQub e um Cubesat científico, este em conjunto com o INPE e a Universidade Berkeley (EUA).

Desde já agradecemos ao Prof. Cândido Moura e a ETEC pela atenção dispensada ao Blog BRAZILIAN SPACE, e ficamos aqui na torcida pelo sucesso e continuidade do Projeto Ubatubasat.

Duda Falcão

Prof. Cândido Moura
BRAZILIAN SPACE: Prof. Cândido, a Agência Espacial Brasileira (AEB) tem divulgado através da mídia que o Tubesat Tancredo-1 desenvolvido pelo grupo de vocês será lançado ainda esse ano. Como e quando o lançamento desse tubesat será realizado?

PROF. CÂNDIDO MOURA: É verdade, nos entregaremos o modelo de voo para a JAXA, a Agencia Espacial Japonesa, com quem a AEB contratou o lançamento, no fim de outubro e o voo para a estação Espacial Internacional deverá acontecer até o fim do ano a bordo de um foguete da Space X.

BRAZILIAN SPACE: Prof. Cândido, quais as dimensões desse satélite e quais serão as suas cargas úteis?

PROF. CÂNDIDO MOURA: O Tancredo 1 tem 8,9 cm de diâmetro e 12,5 de altura. Ele é um hexadecagono, tem 16 faces, é quase cilíndrico.

BRAZILIAN SPACE: Prof. Cândido, quantas pessoas entre professores, alunos e colaboradores participaram no desenvolvimento desse satélite?

PROF. CÂNDIDO MOURA: A lista é grande, mesmo levando em consideração só as pessoas mais diretamente envolvidas. Temos a equipe do INPE formada por pesquisadores da ETE como o Auro, o Brito o Cassiano e o Lincoln, do LAC como o Dr. Walter Abrahão que desenvolveu o software de bordo e é o coordenador da equipe por parte do INPE, e do LIT, onde ocorrerão os testes. Na nossa escola temos seis professores diretamente envolvidos, mas contamos com o auxílio de diversos outros professores, funcionários e da direção. Participam do projeto atualmente mais de 100 alunos, doze dos quais construirão o modelo de voo. Além disso temos os patrocinadores, a equipe da prefeitura de Ubatuba, uma lista enorme de colaboradores, desde cidadãos comuns aqui de Ubatuba até pesquisadores como a Dra Chantal da Gauss e o Dr. Bob Twiggs da Morehad University que estão desenvolvendo o mecanismo de ejeção do nosso satélite. É impossível citar todo mundo.


Modelo de Engenharia do Tubesat Tancredo 1 em teste no INPE.

BRAZILIAN SPACE: Prof. Cândido, é sabido que todo satélite precisa de uma Estação de Solo para a sua monitoração e controle. Já existe uma infraestrutura montada e operacional para o monitoramento do Tubesat Tancredo-1 ?

PROF. CÂNDIDO MOURA: Nós ganhamos uma estação de TT&C da AEB, mas ela ainda não está instalada, a previsão é de que isto ocorra nos próximos 60 dias. Nos também pretendemos montar uma estação “artesanal” com os alunos e contamos com a parceria de radioamadores para fazê-lo.

BRAZILIAN SPACE: Prof. Cândido, recentemente uma equipe do CRS/INPE em parceria com a UFSM colocou exitosamente no espaço o Primeiro Cubesat Brasileiro, ou seja, o NanosatC-Br1. Segundo esta equipe o apoio da “Comunidade Brasileira de Radioamadores” tem sido muito importante para a missão. A sua equipe também espera contar com este apoio?

PROF. CÂNDIDO MOURA: Nós temos já de algum tempo o apoio de radioamadores de Ubatuba como o Celestino que é o radioamador responsável pela nossa estação, e de fora do município que estão desenvolvendo a estação que pretendemos montar com os alunos. Mais recentemente esta parceria aumentou ainda mais pois temos recebido apoio para a obtenção das licenças necessárias. Ainda estamos planejando em conjunto cursos para que nossos alunos se tornem radioamadores e possam operar a estação, com certeza a parceria vai longe.

BRAZILIAN SPACE: Prof. Cândido, o Tubesat Tancredo-1 transmitirá alguma mensagem do espaço, e caso sim, qual?

PROF. CÂNDIDO MOURA: Sim levará uma mensagem gravada que será escolhida em um concurso na rede municipal de ensino agora em agosto, além disso uma funcionalidade que foi incluída no software desenvolvido pelo Dr Walter Abrahão do INPE é a possibilidade de fazer uplink de novas mensagens, deveremos operar isto com o satélite em orbita.

BRAZILIAN SPACE: Professor, é sabido que durante o desenvolvimento do Tancredo-1 uma espécie de subprojeto surgiu como parte integrante do desenvolvimento desse satélite, ou seja,  o “Projeto Ubatubino”. Para aqueles que ainda desconhecem este projeto professor nos faça uma descrição sobre a sua função e objetivos?

PROF. CÂNDIDO MOURA: Nós iniciamos o treinamento dos alunos construindo uma versão do arduino desenvolvida para nós pela Globalcode, foi o primeiro contato dos nossos alunos com a eletrônica.


O Prof. Cândido Moura na companhia do Tancredo-1
e de pesquisadores do INPE.

BRAZILIAN SPACE: Prof. Cândido, é sabido que uma nova equipe formada pelo senhor já trabalha no desenvolvimento de um outro satélite, ou seja, o Tancredo-2. Como anda o desenvolvimento desse novo satélite?

PROF. CÂNDIDO MOURA: Na realidade todo ano damos início ao treinamento de uma nova turma, o Tancredo 1 será construído por um grupo formado por alunos da primeira e da segunda turma. Temos planos para dois novos satélites , um PocketQub  um novo padrão desenvolvido pelo Dr. Twiggs em 2009 e um CubeSat com um payload cientifico do pesquisadores da Astrofísica do INPE em conjunto com a Universidade Berkeley, nós identificamos a demanda e o empresário que patrocinou o início do nosso projeto, pagando a Interorbital, se dispôs a pagar um terço do custo estimado por eles para o desenvolvimento do projeto, mas tudo isto é para o ano que vem. Hoje todo o nosso esforço está 110% direcionado para o término do Tancredo 1. 

BRAZILIAN SPACE: Prof. Cândido, neste novo projeto quantos professores, alunos e colaboradores participarão do desenvolvimento do satélite?

PROF. CÂNDIDO MOURA: Ainda iremos montar a equipe, mas especialmente o CubeSat de que me referi acima, é algo bem mais complexo, envolve por exemplo um subsistema de controle de atitude e precisaremos de mais gente.

BRAZILIAN SPACE: Prof. Cândido, as dimensões e cargas úteis do Tancredo-2 serão as mesmas do Tancredo-1?

PROF. CÂNDIDO MOURA: Nos dois casos pretendemos ter um payload diferente, e as dimensões também serão outras.



BRAZILIAN SPACE: Prof. Cândido, a origem da plataforma desse novo satélite será a mesma do anterior, ou seja, a empresa americana Interorbital Systems?

PROF. CÂNDIDO MOURA: O modelo de voo do Tancredo 1, ou seja o satélite que será efetivamente lançado já é bem diferente do projeto que compramos da Interorbital. O projeto deles tinha vários problemas não resolvidos que foram aparecendo conforme fomos montando e testando o kit, além disso apareceram novas exigências por parte da JAXA e da NASA quando contratamos o lançamento pela ISS de modo que temos praticamente um projeto novo desenvolvido pela equipe do INPE, especialmente pelo engenheiro Auro Tikami como parte de sua dissertação de mestrado. Poderemos aproveitar alguns dos subsistemas especialmente no CubeSat, mas teremos que incluir várias outras funcionalidades.

BRAZILIAN SPACE: Prof. Cândido, já existe uma previsão para o lançamento desse novo satélite?

PROF. CÂNDIDO MOURA: Talvez a gente consiga lançar o PocketQub no fim do ano que vem mas o CubeSat demora pelo menos dois anos pois implica em desenvolver coisas que o Brasil ainda não testou no espaço como o subsistema de controle de atitude, será um desafio e tanto e vamos precisar de muita ajuda.

BRAZILIAN SPACE: Finalizando professor Cândido, o senhor teria algo a mais a dizer para os nossos leitores?

PROF. CÂNDIDO MOURA: Mais uma vez agradecer a atenção o apoio e carinho que nossos alunos tem recebido durante todo este tempo por parte de todos aqueles que tem tomado conhecimento do nosso projeto. Não fosse este apoio e com certeza muito do que já foi feito não teria sido realizado. É este apoio que nos dá confiança de que os novos desafios que pretendemos enfrentar serão igualmente vencidos.

Comentários

  1. Estimado Duda,
    Lo felicito por la serie de entrevistas que viene realizando en el blog. Es un trabajo excelente.

    Saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Gustavo,

      Gracias por su reconocimiento de nuestro trabajo. Son opiniones como la suya que nos animan a continuar esta lucha.

      Saludos desde Brasil

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Pronto !

    Mais uma luz no fim do túnel. Empreendimento privado com patrocinadores privados, nada que dependa desse desgoverno...

    No momento é o que é possível fazer. Temos mais é que divulgar e incentivar essas iniciativas.

    Tenham como exemplo a astronomia brasileira, onde a maior parte das realizações vem sendo feitas por pessoas e entidades privadas e de forma "amadora", no sentido mais correto da palavra, ou seja "por amor" a ciência.

    Meus parabéns ao Prof. Cândido, seus alunos e apoiadores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário