CPTEC/INPE Lança Portal de Previsão e Monitoramento do Tempo Para as Cidades-Sede da Copa

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (17/06) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o CPTEC/INPE lançou portal de previsão e monitoramento do tempo para as cidades-sede da Copa.

Duda Falcão

CPTEC/INPE Lança Portal de Previsão e
Monitoramento do Tempo Para
as Cidades-Sede da Copa

Terça-feira, 17 de Junho de 2014

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) lançou na quinta-feira (12/6), na abertura da Copa do Mundo, um portal de previsão do tempo específico para as 12 cidades que recebem os jogos do mundial. Em tempo real, o público poderá consultar diversas informações sobre o tempo em um único local e em três idiomas: português, espanhol e inglês. Os links para o portal estão disponíveis nas páginas do INPE e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Segundo Waldênio Gambi, da Divisão de Operações do CPTEC/INPE, a página agrega três tipos de produtos: monitoramento meteorológico, previsões numéricas de tempo e alertas, no caso de risco de eventos extremos. O monitoramento meteorológico é feito a partir de informações de estações meteorológicas e imagens de satélite coletadas e processadas no INPE de Cachoeira Paulista. Além disso, o acompanhamento do tempo conta com dados de radares fornecidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e de outras instituições.

As previsões diárias são geradas por modelos numéricos de alta resolução processados duas vezes por dia no supercomputador Tupã, do INPE, em Cachoeira Paulista, e analisadas pelos meteorologistas antes de serem divulgadas. De acordo com Gambi, foi desenvolvido um sistema que permite escolher o modelo mais adequado para cada uma das cidades-sede da Copa. As previsões são também ajustadas com base nos dados observados de estações meteorológicas próximas a estas cidades. Os resultados são apresentados na página na forma de séries temporais, mostrando um dia de observações e dois dias de previsões numéricas.

No portal é possível conferir também as previsões preparadas pelos meteorologistas do CPTEC/INPE para os próximos cinco dias e os alertas meteorológicos do CEMADEN. Gambi destaca o esforço conjunto das instituições do país como uma demonstração do potencial e da capacidade da meteorologia brasileira. Ele lembra ainda que, tradicionalmente, o CPTEC/INPE desenvolve portais de monitoramento e previsão do tempo para eventos importantes realizados no Brasil, como as eleições, a Copa das Confederações, corridas de Fórmula-1, ou mesmo fora do país, nos quais tenham a participação de uma equipe brasileira, como as últimas copas do mundo e as olimpíadas.

O lançamento deste serviço é também visto pelo CTPEC/INPE como uma oportunidade para divulgar inovações, como informações para aplicativos de dispositivos móveis e a recente ampliação da rede nacional de radares meteorológicos do CEMADEN. A experiência permite ainda aprimorar internamente o trabalho que envolve a sinergia entre previsão numérica de tempo e a avaliação dos modelos pelos meteorologistas, o que pode resultar em melhorias das previsões.


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários