Prova da Olimpíada de Astronomia Será Nesta Sexta-Feira (16/05)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (14/05) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) informando que a prova “Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)” será aplicada nesta sexta-feira (16/05) em nível nacional.

Duda Falcão

Prova da Olimpíada de Astronomia
Será Nesta Sexta-Feira (16)

Ascom da OBA


Brasília, 14 de maio de 2014 – A prova da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) será aplicada nesta sexta-feira (16) em nível nacional. A data também é o limite para o envio do material dos participantes da 8ª Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) para a avaliação dos coordenadores. Os alunos com melhor classificação podem participar do Space Camp e da Jornada de Foguetes desse ano e das olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2015.

O exame da OBA é dividido em quatro níveis, em que os três primeiros são para alunos do ensino fundamental, e o quarto, para o ensino médio. As medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida na prova, separadas pelos respectivos níveis. Ao todo, são distribuídas 33 mil medalhas, ou seja, cerca de 4% dos estudantes serão premiados.

Já a MobFog avalia a capacidade dos participantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante. A iniciativa ocorre dentro da própria escola e não há obrigatoriedade em relação ao número (mínimo ou máximo) de alunos por grupo.

Incentivo – De acordo com o astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, o objetivo da olimpíada é levar a maior quantidade de informações sobre ciências espaciais para a sala de aula, além de despertar o interesse nos jovens por essas disciplinas.

“A MobFog esse ano tem a participação especial de estudantes colombianos medalhistas. Além de palestras com especialistas, na Jornada de Foguetes, os participantes apresentam e lançam seus foguetes para uma comissão julgadora. Os vencedores receberão material didático e um troféu. Ainda serão distribuídas bolsas de Iniciação Científica Júnior com duração de um ano”, ressalta Canalle.

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Mais informações sobre a OBA em: http://www.oba.org.br


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB) 

Comentários