Projeto COBRUF - Unidos, Voamos Mais Alto

Olá leitor!

Dias atrás noticiamos aqui no blog que a organização do Projeto COBRUF (primeira Competição Brasileira Universitária de Foguetes) anunciaria dia 16/05 novidades sobre o projeto, mas como estávamos em Brasília ficamos sem condições de noticiamos quais foram essas novidades.

Bom, exatamente no dia do anuncio recebemos em nossa página do Facebook um texto muito relevante do jovem aluno da Universidade Federal do ABC (UFABC), Emersson Nascimento, informando sobre o Projeto COBRUF, que transcrevo abaixo na integra para o nosso leitor.

Oi Duda, como está?

Bem, hoje estou muito feliz em poder te informar sobre o anúncio que havia lhe avisado do Projeto COBRUF.

Como você bem sabe, apesar de termos tido a colaboração de ótimos professores da Aeroespacial UFABC, com preciosas sugestões durante a 1ª Fase, o Projeto COBRUF foi criado e é, até o momento, desenvolvido e administrado apenas por estudantes ainda da graduação, ou seja, por mim, o coordenador, e mais 7 colegas da UFABC, os Chefes de Desenvolvimento.

Todos temos provas a fazer, trabalhos a entregar, problemas pessoais para lidar, falta de tempo e etc. Mas nós temos a consciência de que devemos, mesmo ainda em nossa graduação, fazer o que pudermos para melhorar o país que nós e nossos colegas vivemos e um dia trabalharemos. Sabemos do peso de nosso jaleco e que apenas buscando por tecnologias ambiciosas e excelência internacional poderemos fazer por merecê-lo.

Estou muito feliz, pois hoje lhe digo que 15 grupos técnico-estudantis, de 12 das melhores universidades do Brasil, pensam como nós e aceitaram nosso convite para uma cooperação tecnológica inédita visando o desenvolvimento de duas das 6 etapas da 2ª Fase do Projeto COBRUF.

Alguns deles são bem tradicionais e você já conhece bem, outros são extremamente jovens e esta cooperação será seu primeiro grande projeto Outros são novos e, impressionantemente, foram criados pela mobilização de seus estudantes justamente para tornarem esta cooperação inédita possível e promoverem atividades aeroespaciais em suas universidades.

Assim, estou feliz em lhe dizer que demonstramos por esta cooperação, já em andamento, que universitários por todo o país tem o pioneirismo científico e tecnológico em si. E, mais do que isso, todos tem a consciência do peso de seus jalecos.

Se o Projeto COBRUF parasse hoje, acreditamos que o simples fato de já ter influenciando a criação e consolidação de novos grupos aeroespaciais e de ter promovido a cultura de solidariedade acadêmica e desenvolvimento tecnológico estudantil interuniversitário, já terá colaborado com o país.

Como ainda há 4 outras etapas, pode ser que futuramente esta cooperação interuniversitária aumente e eu venha lhe trazer mais boas notícias como esta, ainda é incerto. Mas por ora, peço apenas que confira as mais recentes publicações em www.facebook.com/Cobruf e nos ajude a levar apoio e reconhecimento a todos os grupos envolvidos.

De qualquer forma, espero que fique tão feliz e orgulhoso desta geração de universitários como eu estou. Unidos, voamos mais alto, Duda!

Um grande abraço,
Emersson Nascimento

Pois então leitor, o jovem Emersson informa também que foi atualizada a página do projeto no Facebook www.facebook.com/Cobruf/info, onde é esclarecido que o Projeto COBRUF não é da UFABC, mas sim um projeto independente de alunos desta universidade, que o cronograma divulgado anteriormente não é mais valido, e outras informações relevantes. Sendo assim, vale a pena dar uma conferida.

Abaixo transcrevo na íntegra a nota de divulgação da organização postada dia 16/05 na página do projeto:

-------------- UNIDOS, VOAMOS MAIS ALTO --------------

O Projeto COBRUF acredita que a responsabilidade de construir um futuro próspero para nosso país não é apenas de governantes, empresas, instituições de ensino e pesquisa ou professores, mas também de nós: alunos.

Não somos os únicos a pensar assim.

Conheçam os 15 primeiros Grupos Cooperadores da 2ª Fase do Projeto COBRUF:

=> Etapa de Desenvolvimento do Foguete-Padrão (10.000 pés|3km de altitude) da I Cobruf:

• UFABC Rocket Design (UFABC)
• ITA Rocket Design (ITA)
• Hybrid Propulsion Team (UnB)
• Grupo TOPUS de Pesquisas Aeroespaciais (USP)
• Divisão de Propulsão e Espaço (UFMG)
• Atria Rocket Design (UFRGS)
• Grupo Foguetes na FEM (UNICAMP)
• Equipe de Propulsão e Tecnologia Aeroespacial (UFU)
• Grupo Kosmos Rocketry Team (UFSC)
• Grupo de Missilismo da Unipampa (UNIPAMPA)

=> Etapa de Desenvolvimento da Metodologia de Avaliação das Modalidades da I Cobruf:

• Capítulo Estudantil AESS UnB (UnB)
• Núcleo de Robótica Pequi Mecânico (UFG)
• Empresa AeroJr. (UFMG)
• Mecânica Jr. Consultoria (UFOP)

=> Cooperação para Co-Coordenar as Etapas da 2ª Fase:

• Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial (UFABC)

Ainda restam outras 4 etapas na 2ª Fase, portanto esta lista de cooperação interuniversitária ainda pode aumentar.

O futuro será como o construirmos. 

.......:: Projeto COBRUF: Quebrando Paradigmas ::.....”


Pois é leitor, só resta ao Blog BRAZILIAN SPACE parabenizar a todos por essa iniciativa e ficamos aqui na torcida para que a mesma possa se concretizar integralmente o mais breve possível. Avante Projeto COBRUF.

Duda Falcão


Fonte: Organização do Projeto COBRUF

Comentários