Centro de Lançamento de Alcântara Recebe Pesquisadores da Área Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (05/05) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu a visita de pesquisadores ligados ao Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Duda Falcão

Centro de Lançamento de Alcântara
Recebe Pesquisadores da Área Espacial

SCS/CLA
05/05/2014

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu nesta segunda e terça-feira a visita de integrantes do Programa Microgravidade, ligado à Agência Espacial Brasileira (AEB). Participaram da visita 15 integrantes do Programa da AEB, entre Gerência, Comissão de Coordenação e pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa relacionados à área espacial. A atividade teve por objetivo apresentar a infraestrutura do CLA disponível aos pesquisadores, que tiveram experimentos aprovados para o próximo lançamento do foguete nacional VSB-30 a partir de Alcântara.

A visita foi iniciada com uma apresentação do CLA realizada pelo Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor da Organização Militar da Força Aérea no Maranhão. Durante a apresentação, o Diretor do Centro destacou o panorama histórico da atividade espacial no país, tecnologias desenvolvidas, infraestrutura disponível atualmente no CLA e modernizações implementadas, além de operações realizadas e futuras.

O gerente do Programa Microgravidade, Carlos Eduardo Quintanilha, apresentou informações gerais aos pesquisadores que tiveram experimentos selecionados pela AEB para o próximo vôo no VSB-30 no CLA, com previsão de lançamento entre junho e agosto de 2015. Ao todo quatro projetos foram selecionados e cada um dos pesquisadores também apresentaram os detalhes dos estudos desenvolvidos a serem embarcados no próximo lançamento do foguete VSB-30 em Alcântara.

No período da tarde desta segunda-feira, os integrantes do Programa Microgravidade assistiram um lançamento simulado no Centro de Controle do CLA, local onde é feita a coordenação de todas as operações. Na seqüência, os visitantes foram até o Setor de Preparação e Lançamento (SPL), responsável pela montagem, transporte e integração e lançamento dos foguetes e onde estão instalados os lançadores e edificações operacionais. No setor, os pesquisadores acompanharam os testes da carga útil do Foguete de Treinamento Intermediário que deve ser lançado na segunda semana de maio. Ainda conheceram os Foguetes de Treinamento Básico e Intermediário, lançados com objetivo de treinar equipes e verificar todos os equipamentos de apoio aos lançamentos (antenas, radares, softwares, servidores, subestações elétricas). No setor também conheceram a Casamata, espécie de centro de controle próximo à área operacional.

A visita na segunda-feira foi encerrada na Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de lançamento do veículo lançador de satélites (VLS), principal foguete de tecnologia nacional.

Nesta terça-feira, os pesquisadores encerraram as discussões com a elaboração de documentação técnica que irá propor melhorias e alterações em uma série de itens tanto de infraestrutura como de desenvolvimento do VSB-30 visando atingir o máximo de performance durante o voo. Conforme Eduardo Quintanilha, “essa foi a primeira vez em que os pesquisadores estiveram previamente no Centro de Lançamento para poder conhecer sua infraestutura visando adaptações e melhorias para viabilizar e garantir o sucesso da operação de lançamento e resgate dos experimentos embarcados no VSB-30”, explica o Gerente do Programa Microgravidade.

Programa Microgravidade

O Programa Microgravidade foi criado em 1998 com objetivo de disponibilizar ambientes de microgravidade para a comunidade científica brasileira. Os projetos são selecionados através de Anúncios de Oportunidades (AO). Atualmente o 4º AO selecionou 4 projetos para vôo do foguete VSB-30 no CLA previsto para ocorrer entre junho e agosto de 2015. Atualmente, estão em processo seletivo também os projetos submetidos para um 2º vôo. Em 2015, entre 9 de fevereiro e 15 de março, haverá a abertura do sistema para submissão dos projetos para um 3º vôo.

O Programa Microgravidade conta com apoio do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e de coordenadores dos cursos de Engenharia Aeroespacial para a seleção, além de consultores para analisar o mérito científico-acadêmico dos projetos. Todos os testes necessários para a execução dos experimentos a bordo do foguete VSB-30 são realizados com apoio e supervisão do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Projetos selecionados, pela Comissão de Coordenação do Programa Microgravidade – CCO para voo no foguete VSB-30 no CLA:

1. Solidificação de Ligas Eutéticas em Microgravidade (SLEM)
Responsável: Chen Ying An (INPE)

2. Os Efeitos da Microgravidade Real no Sistema Vegetal de Cana-de-Açúcar Utilizando o
Foguete de Sondagem VSB-30
Responsável: Kátia Castanho Scortecci (UFRN)

3. Plataforma de Aquisição para Análise de Dados de Aceleração II (PAANDA II)
Responsável: Marcelo Carvalho Tosin (UEL)

4. Novas Tecnologias de Meios Porosos para Dispositivos com Mudança de Fase
Responsável: Márcia Barbosa Henriques Mantelli (UFSC)



Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentário: Veja bem leitor, longe de mim de colocar em dúvida os pesquisadores envolvidos com essa missão do Programa Microgravidade e os profissionais que atuam no CLA, muito pelo contrário. Entretanto volto a insistir que é preciso ter cuidado com o que se divulga, pois credibilidade é conquistada e não comprada ou adquirida. Veja o caso da nossa desacreditada AEB. Na realidade leitor, é preciso esclarecer que não foram quatro experimentos selecionados na primeira chamada do 4º AO como divulgado na nota acima e sim cinco, sendo o quinto experimento intitulado “Sistema para Ensaio Funcional do Estágio Propulsivo Líquido (EPL)”, que tinha como responsável o nosso cordial e amigo Cel. Avandelino Santana Junior (IAE). O leitor mais atento perceberá que esse experimento está diretamente ligado ao experimento que será realizado na “Operação Raposa” e assim não havia necessidade de colocar este experimento nesse voo do VSB-30 (note que o IAE buscou duas alternativas para realizar a missão e foi bem sucedida nas duas), mas isso não quer dizer que o esclarecimento não deva ser feito, já que onde não há transparência, jamais haverá credibilidade.  Além disso, na realidade essa primeira operação tinha previsão de ocorrer em julho de 2014 (veja no site da AEB) e agora a previsão de lançamento é entre junho e agosto de 2015. Em resumo, uma vez mais os planos previstos tiveram que ser adiados por mais de um ano devido as ações do desgoverno irresponsável dessa inconsequente presidentA de m... Lamentável!

Comentários