Fracassa Lançamento de Satélite Brasileiro em Parceria Com a China

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (09/12) no site do jornal “Folha de São Paulo” destacando que na realidade fracassou o lançamento do Satélite CBERS-3.

Duda Falcão

CIÊNCIA

Fracassa Lançamento de Satélite
Brasileiro em Parceria Com a China

MARCELO NINIO
ENVIADO ESPECIAL A KELAN (CHINA)
09/12/2013 - 06h06

Fracassou nesta segunda-feira a tentativa de colocar em órbita o satélite CBERS-3, o quarto lançado pelo programa de observação da Terra que o Brasil mantém em parceria com a China.

Informações preliminares apontam uma falha no foguete que efetuou o lançamento. Ainda não se sabe o que provocou o problema.

O lançamento, realizado na base de Taiyuan, no sul da China, aconteceu no horário previsto, à 1h26 desta segunda-feira, no horário de Brasília.

Inicialmente, as informações eram de que tudo ocorrera bem. Mas cerca de uma hora depois do lançamento, os responsáveis chineses informaram que o satélite não entrou em órbita.

O clima é de frustração na delegação brasileira que viajou para acompanhar o lançamento. Entre eles, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp.

O custo do lançamento foi de US$ 15 milhões. O modelo do foguete chinês utilizado foi o Longa Marcha 4B. Esse modelo já fez 34 lançamentos de satélites com 100% de sucesso.

Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress


Fonte: Site do Jornal Folha de São Paulo - 06/12/2013

Comentário: Caro leitor, não sei em que acreditar, já que o INPE deu uma notícia e agora sai essa notícia do jornal Folha de São Paulo. Teremos então que aguardar maiores informações. Entretanto, se essa informação estiver correta ela é devastadora para o Programa Espacial Brasileiro. Outra coisa que não entendi é o que o energúmeno desse ministro Paulo Bernardo foi fazer na China. O satélite é de Sensoriamento Remoto e não tem nada haver com a pasta de telecomunicações dele.

Comentários

  1. A ausência de notícias do lado Chinês não é um bom sinal. Temo que o CBERS-3 tenha sido mesmo perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rui!

      Pois é amigo, se essa notícia se confirmar ela é devastadora para o Programa Espacial Brasileiro. Sinceramente será uma vitória para forças contrárias e retrogradas que atuam nos bastidores de Brasília e por todo Brasil. É triste, mas fazer o que?

      Abs

      Duda Falcão
      (Brazilian Space)

      Excluir
    2. Realmente, Brasilian Space. Se confirmada, será uma péssima notícia. Todos os programas envolvendo a área aeroespacial são complexos e cercados de possíveis acidentes e incidentes mas, no caso do Brasil isso é extremamente crítico, uma vez que, os investimentos são uma via crucis.

      Excluir
  2. Segundo o que li, ate 12:00 o satélite vai sobrevoar o Brasil, eles vão tentar um novo contato, mas a chance é mínima de que de certo.

    ResponderExcluir
  3. Este site http://news.sina.com.cn/c/2013-12-09/182828926719.shtml (em chinês) confirma uma falha com o foguetão lançador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rui!

      Valeu amigo pela notícia, mas vou esperar uma matéria postada em inglês confirmando essa notícia pois o meu tradutor não é dos melhores.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  4. Esta muito confuso, dizem que o terceiro estagio do foguete falhou,mas segundo pesquisador do INPE o satélite esta em orbita mas teve uma falha ao passar pela Antártida, e que o satélite ainda não se comunicou com a terra e que vai haver uma tentativa de recuperação ao meio dia, hora em que o satélite ficara dentro do raio de cobertura do centro de rastreio de Cuiabá.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. O Brasil, no setor espacial, é azarado.

    Ou foi incompetência, ou foi falha do foguete, ou ainda algum tipo de boicote. Mas em todo o caso esperemos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário