Estudantes Vivenciam Aula de Ciências Espaciais em Encontro Cientifico

Olá leitor!

Segue abaixo uma pequena matéria postada ontem (10/12) no site do “Jornal da Ciência” da SBPC destacando que (como já havíamos anunciado) estudantes estão vivenciando desde o dia 09/12 no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) aulas de ciências espaciais durante a realização da décima edição da Jornada Espacial.

Duda Falcão

Notícias

Estudantes Vivenciam Aula de Ciências
Espaciais em Encontro Cientifico

Evento terá palestras com especialistas na área, entre
eles o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes

Assessoria de Comunicação da OBA
10/12/2013

Alunos e professores de diversos estados brasileiros vão ter uma grande aula de ciência durante a Jornada Espacial que vai acontecer na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Ao todo, serão 76 participantes. O evento, que já se encontra na sua décima edição, vai acontecer entre os dias 9 e 13 de dezembro. Os estudantes terão palestras com especialistas na área, inclusive com o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes.

Os jovens foram selecionados de acordo com o desempenho nas questões de Astronáutica da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) desse ano. Foram cerca de 800 mil participantes de quase 9 mil escolas públicas e particulares de todo o país.

Um dos compromissos durante a Jornada Espacial será a visitação ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) que foi fundado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os alunos também vão participar de oficinas didáticas e vão aprender sobre astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações. Durante a programação, vão saber como interpretar imagens de satélites e a construir e lançar foguetes de garrafas PET.

Dentre os palestrantes, estarão pesquisadores, engenheiros e astrônomos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), além do coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Dr. João Batista Garcia Canalle.

De acordo com José Bezerra Pessoa Filho, engenheiro aeroespacial do IAE, a jornada vai permitir mostrar aos representantes de várias esferas da sociedade brasileira, o esforço que vem sendo feito no setor aeroespacial: "Muitas pessoas não sabem que o Brasil possui vasto conhecimento nesse segmento e que pretende alavancar, ainda mais, o desenvolvimento científico tecnológico", enfatiza.

- Em anos anteriores, vimos que os jovens ficam maravilhados com o que veem. Temos casos de formandos da primeira turma de engenharia espacial do ITA que, após participarem da Jornada Espacial, fizeram sua opção profissional. E os professores que acompanham os estudantes também vivem uma experiência única, uma vez que fazem uso do conhecimento obtido para enriquecerem o conteúdo de suas aulas e assim motivarem, ainda mais, seus alunos a desbravarem novos caminhos - reforça Bezerra.


Fonte: Site do Jornal da Ciência de 02/12/2013

Comentário: Venho notando leitor que a cada ano que passa a Jornada Espacial que pela primeira vez tem uma edição realizada fora de São José dos Campos (o que é muito bom) infelizmente vem perdendo espaço na mídia, o que é uma pena. Sou um dos entusiastas desse evento, apesar de achar que o mesmo deveria ter mais atividades práticas, não ficando restrito a palestras intermináveis e lançamento de foguetes de água. Torço sinceramente para que com a criação do "Centro Educacional de Missões Espaciais” em Alcântara (veja aqui) edições da jornada espacial possam ser realizadas nessa cidade maranhense com atividades espacias mais produtivas na área educacional.

Comentários