Com Atraso de 1 Ano, Brasil e China Definem, Enfim Data de Lançamento do Novo CBERS

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (05/11) no site do jornal “O VALE”, destacando que o Brasil e a China definiram enfim a data de lançamento do Satélite CBERS-3. (data esta já anunciada ontem aqui no blog na entrevista com o Diretor do INPE).

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

Com Atraso de 1 Ano, Brasil e China Definem,
Enfim Data de Lançamento do Novo CBERS

CBERS-3 vai ao espaço no dia 10 de dezembro, segundo Brasil e China;
lançamento será feito a partir de Taiyuan, em um foguete Longa Marcha

Chico Pereira
São José dos Campos
November 5, 2013 - 06:52

Foto: Arquivo/OVALE
Técnicos trabalham na montagem do
satélite CBERS-3 em laboratório do INPE.
Brasil e China marcaram a data de lançamento do CBERS-3, satélite de sensoriamento remoto, parceria do dois países.  De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, o lançamento do satélite está programado para as 11h do dia 10 de dezembro, no horário de Pequim (zero hora, em Brasília).

O CBERS-3 vai substituir o CBERS-2B, que deixou de operar em 2010.

O novo satélite sino-brasileiro será lançado com pelo menos um ano de atraso. A previsão inicial era lançar o CBERS-3 no ano passado, mas Brasil e China enfrentaram dificuldades com o equipamento.

Componentes do satélite apresentaram problemas e tiveram que ser trocados.Também ocorreram dificuldades na compra de equipamentos para o satélite nos Estados Unidos.

Fernando Morais, vice-presidente do SindCT (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial), relatou que os técnicos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos) conseguiram superar as dificuldades e conseguiram concluir o CBERS-3 para lançamento.

“Os chineses reconheceram o esforço do INPE nessa missão”, afirmou. Sem o CBERS-2B, o Brasil passou a utilizar e comprar imagens de satélites norte-americanos e franceses para monitorar áreas de desmatamento no território nacional.

Importância

Morais destacou que o novo satélite será uma ferramenta importante para o Brasil monitorar o meio ambiente no país.

“Ele vai fornecer imagens do território brasileiro que poderão identificar desmatamentos, queimadas, inundações em várias regiões do país”.

Morais disse que o satélite é importante porque as imagens são disponibilizadas gratuitamente. “O Brasil pode gerenciar o satélite de acordo com suas prioridades”, disse.

Lançamento

Os preparativos para o lançamento do CBERS-3 já estão em curso.O satélite já foi transportado para o centro espacial de Beijing para a base de lançamento de Taiyuan (TSLC) no dia 18 de outubro. Os técnicos chineses finalizam o equipamento para o lançamento, que será de um lançador tipo Longa Marcha.

Programa CBERS Terá Mais Satélites

Brasil e China já trabalham na construção de um novo satélite de sensoriamento remoto da família CBERS. A previsão é que o CBERS-4 seja lançado em 2015, segundo relatou o vice-presidente do SindCT, Fernando Morais. Ele relatou que esse modelo de satélite permite diversas aplicações e ajudará o país no controle de problemas ambientais.

China e Brasil Discutem Parceria

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), José Raimundo Coelho, estão na china. Um dos assuntos da missão é uma parceria entre os dois países para o desenvolvimento de satélites meteorológicos. O encontro nesse sentido acontecerá amanhã, com autoridades do governo chinês.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 05/11/2013

Comentário: Pois é leitor, está chegando a hora da verdade, e se você me perguntar se eu acredito no sucesso da missão do CBERS-3, eu lhe diria neste momento que eu prefiro aguardar os acontecimentos. Afinal, como se pode notar na matéria acima, até mesmo o SindCT já mudou de postura, e sendo assim, estou pagando para vê e torcendo muito, muito mesmo, para que todos os problemas desse satélite tenham realmente sido resolvidos. Vamos aguardar e torcer.

Comentários

  1. Os outros sites estão anunciando o lançamento para o final de semana.Acho alguém se enrolou com as datas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel!

      A data correta do lançamento é 10/12 às 11:00 da Base de Taiyuan na China, ou seja as zero hora de Brasília, tá ok?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Viva Duda!

      Há algo aqui que não está correcto ou então é a minha matemática que falha por ser conta tão simples.

      A 10 de Dezembro a diferença horária entre a China e o Brasil é de 10 horas, pois o Brasil encontra-se no horário de Verão. Assim, se o lançamento é às 11:00 locais isso implica que em Brasília serão 01:00.

      Entretanto, do INPE informaram-me que o lançamento terá lugar às 10:00 locais, e neste horário implica que no Brasil sejam 00:00.

      Será que pode confirmar a hora de lançamento com algum contacto no INPE?

      Forte abraço!

      Excluir
  2. Bom, no site da EAB tá informando que o lançamento deve ocorrer na primeira quinzena de Dezembro...

    Mas o mais importante no meu ponto de vista nem é isso. Eu tinha muito mais interesse em saber quem é o responsável técnico do lado de cá que autorizou ou deu como OK para ser lançado esse satélite que como foi bastante divulgado anteriormente aqui mesmo no blog, NÃO passou por todos os testes que deveria ter passado.

    Em suma, se chegar lá em cima e não funcionar, de quem será a responsabilidade? Da Dilma? Do Ministro de Ciência e Tecnologia? Do presidente a AEB? Minha? Sua? Do Povo? Do Chaves?

    Quem se responsabiliza? Ninguém? É apenas uma questão de sorte ou azar?

    VERGONHA !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário