Pesquisadora do INPE Coordena Aprovação de Novos Relatórios Metodológicos do IPCC

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota oficial postada hoje (17/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que pesquisadora do instituto coordenou aprovação de novos relatórios metodológicos do IPCC.

Duda Falcão

Pesquisadora do INPE Coordena Aprovação de
Novos Relatórios Metodológicos do IPCC

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2013

Durante a 37ª reunião plenária do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, em inglês), realizada nesta semana em Batumi, na Geórgia, foram adotados dois importantes relatórios metodológicos. Segundo Thelma Krug, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um dos relatórios apresenta métodos para estimar emissões e remoções antrópicas de gases de efeito estufa em áreas com solos úmidos ou drenados.

Já o segundo relatório serve para operacionalizar a decisão na Convenção do Clima sobre o tratamento do uso da terra, mudança do uso da terra e florestas no Protocolo de Quioto no período de 2013 a 2020. “Oferece, portanto, abordagens metodológicas, fatores de emissão e orientações aos países desenvolvidos que são parte do Protocolo de Quioto para informar e contabilizar as suas emissões e demonstrar a redução das mesmas no período mencionado”, explica Thelma Krug.

Os trabalhos foram realizados no âmbito da Força Tarefa em Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do IPCC, copresidida desde 2002 pela pesquisadora do INPE.

Os relatórios, que juntos totalizam mais de 550 páginas, foram adotados pelos governos membros do IPCC separadamente, sob a coordenação de Thelma Krug, que participou ainda da elaboração dos textos.

Outros autores brasileiros que participaram da elaboração dos relatórios são: Jean Pierre Ometto, também do INPE, Hilton Thadeu Zarate de Couto, Marcelo Theotho Rocha, Carlos Sanquetta, Alex Cladimir Krusche, Sandra Furlan Nogueira e Irineu Junior Bianchini.

Os relatórios estarão em breve disponíveis no site da Unidade de Suporte Técnico da Força Tarefa - http://www.ipcc-nggip.iges.or.jp - com as seguintes denominações: “2013 revised Supplementary Methods and Good Practice Guidance Arising from the Kyoto Protocol” e “2013 Supplement to the 2006 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories: Wetlands”.

Informações sobre o evento do IPCC na página http://www.iisd.ca/climate/ipcc37/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários