MAST Inaugura Exposição Científica em Brasília

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) inaugurou exposição científica e Brasília.

Duda Falcão

Museu de Astronomia Inaugura
Exposição Científica em Brasília

Coordenação de Comunicação Social-AEB


Brasília 30 de Outubro de 2013 - O público que visitou a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre os dias 21 e 27 deste mês, no Parque da Cidade, em Brasília, foi o primeiro a visitar a exposição O Eclipse e o Presidente do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A mostra, dividida em nove módulos de seis painéis, aborda o eclipse total do Sol, ocorrido em 1912, em Passa Quatro (MG). A exposição objetiva apresentar o fenômeno histórico e, por meio dele, examinar e divulgar conteúdos científicos e históricos relativos à observação de eclipses do Sol.

O MAST fez parte do grupo de cinco instituições convidadas para integrar o estande do MCTI na Semana. Além da exposição, os visitantes participaram de várias sessões especiais no planetário inflável e de quatro palestras interativas, ministradas por colaboradores da instituição.

“Além de divulgar as atividades e contribuir com o conhecimento sobre ciência e astronomia, pretendemos resgatar o interesse da população e estimular a visitação do público em museus de todo o país”, disse a assistente em Ciência e Tecnologia do MAST, Márcia Cristina Alves.

Os visitantes também viram pela primeira vez dois instrumentos científicos, semelhantes aos que foram utilizados na expedição à cidade mineira. O magnetômetro, utilizado para medir a intensidade das forças magnéticas da Terra e o cronômetro de marinha, empregado para medir o tempo com precisão, sendo usado para determinar a longitude de um ponto no mar.

O MAST foi criado em 8 de março de 1985 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Rio de Janeiro. Tem como finalidade principal a ampliação do acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários