II Semana Prof. Cláudio Barros de Engenharia Aeroespacial da UFMG

Olá leitor!

Como já noticiado aqui anteriormente, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizará entre os dias 28/10 e 01/11 no auditório da Escola de Engenharia desta universidade, em Belo Horizonte (MG), a “II Semana Prof. Cláudio Barros de Engenharia Aeroespacial”.

Esta segunda edição do evento marcará a celebração dos 50 anos do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da UFMG, e como parte da comemoração, uma exposição será realizada retratando a trajetória do CEA, bem como a figura do Prof. Cláudio Barros, seu idealizador e fundador. Segundo foi divulgado, a abertura da exposição acontecerá no dia 28/10, às 14h00, e na ocasião haverá uma mesa redonda com várias pessoas que participaram e ajudaram na construção do CEA e contribuíram com o Curso de Engenharia Mecânica com ênfase em Aeronáutica, que atualmente transformou-se no Curso de graduação em Engenharia Aeroespacial desta universidade.

Entre as diversas atividades previstas no evento, várias palestras e apresentações com temática espacial serão realizadas, como por exemplo:

- "Movimentos de Satélites Artificiais", com Maria Cecília Zanardi (UNESP);

- "A tecnologia de CubeSats e seu desenvolvimento no Brasil", com o Dr. Otávio Durão (INPE);

- "Microespaço: Microssatélites e Microlançadores", com Pedro Kaled (AEB), entre outras.

Além disso, empresas como a Boeing, Embraer, Helibras, Saab, Omnisys e GE Celma, além de outras universidades, também farão apresentações.

Para mais informações sobre a programação, acesse http://www.aerocb.eng.ufmg.br/

Duda Falcão


Fonte: Formulado com informações colhidas no Blog Panorama Espacial

Comentários