Cientistas Pedem ao Governo Aprovação de Entrada do Brasil no ESO

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada dia (18/10) no site da revista “INFO Exame” destacando que cientistas brasileiros pedem ao governo aprovação da entrada do Brasil no ESO.

Duda Falcão

NOTÍCIAS - CIÊNCIA

Cientistas Pedem ao Governo
Aprovação de Entrada do Brasil no ESO

Gustavo Gusmão,
de INFO Online
18/10/2013 - 18h49
Atualizado em 18/10/2013 - 20h49

O Telescópio de Nova Tecnologia (NTT), do
Observatório La Silla (Chile), pertencente ao ESO

Em tramitação no Congresso desde maio deste ano, o projeto de adesão do Brasil ao Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) segue nas mãos do Poder Legislativo. Mas alguns brasileiros querem acelerar a aprovação do acordo, que ainda não tem prazo definido para ser ratificado. Em carta aberta direcionada aos deputados, mais de 100 jovens astronômos do país querem chamar a atenção dos políticos para o dito processo PDC 1287/2013.

Organizado pela Dra. Ana Chies Santos, o grupo de cientistas se distribui por universidades e centros de pesquisas de todo o mundo, mas, como diz o próprio texto, partilham “um apoio incondicional ao projeto que permitirá ao Brasil tornar-se o 15º membro do ESO”. Entre os argumentos utilizados pelos cientistas para incentivar a aprovação está “o leque de possibilidades que este acordo abre para o futuro da astronomia nacional”.

A própria carta explica que a entrada do Brasil no ESO pode garantir a “qualidade na pesquisa astronômica brasileira no futuro” – ou seja, afetar diretamente a vida acadêmica dos cientistas que estão assinando o texto. Além disso, ter o país na “organização astronômica mais bem estruturada no mundo” pode servir para atrair jovens talentos – inclusive de fora daqui – ao país, tornando o Brasil um “destino desejável”, com tecnologias de ponta, para profissionais “das áreas de astronomia, astrofísica e afins”.

Polêmica – Um dos principais motivos para a demora no cumprimento do acordo é o alto preço – o contrato de adesão custaria aos cofres públicos 565 milhões de reais. Apesar de a maior parte da comunidade científica brasileira aprovar a entrada do país no ESO, uma parcela ainda considera o projeto caro e desigual para a astronomia nacional.

No entanto, como apontaram os cientistas que assinaram a carta, há muito que ser considerado antes de olhar apenas para o valor do contrato. Por ora, um pré-contrato assinado há três anos dá a especialistas brasileiros o direito “preparar propostas observacionais para o ESO” – que já renderam frutos, aliás. Mas a aprovação do contrato faria o Brasil entrar como usuário científico, construtor e fornecedor de tecnologia – o 15º do Observatório e primeiro de fora da Europa.

Como mencionado, o acordo encontra-se atualmente na Câmara, e a carta, quem sabe, pode fazê-lo sair de lá.


Fonte: Site da Revista INFO Exame - 18/10/2013 - http://info.abril.com.br

Comentário: Pois é leitor e a novela continua. Gostaria de agradecer ao leitor paulista José Ildefonso pelo envio dessa matéria. 

Comentários