AEB leva Minicursos e Oficinas Para a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (18/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a agência levará oficinas e minicursos para a “10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” em Brasília.

Duda Falcão

AEB leva Minicursos e Oficinas Para a
10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Coordenação de Comunicação Social/AEB


Brasília 18 de  Outubro de 2013 - A Agência Espacial Brasileira (AEB) participa entre os próximos dias 21 e 27 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília. Nesta décima edição do evento, que tem como tema central Ciência, saúde e esporte, a AEB apresenta aos visitantes o Programa Espacial Brasileiro, por meio de exposições, oficinas e minicursos. Este ano o pavilhão da Semana está montado no Parque da Cidade Sarah Kubistchek.

No espaço da AEB os visitantes encontrarão maquetes do Veículo Lançador de Satélites (VLS), dos Veículos de Sondagem Brasileiros VSB-30, VS-30 e VS-40, do Satélite de Coleta de Dados (SCD) e do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS). Também estão expostos painéis com imagens do programa espacial e Mock ups, que são réplicas das roupas usadas pelo astronauta brasileiro, Marcos Pontes, em sua ida ao espaço.

As oficinas que ocorreram ao longo da semana têm a finalidade de ensinar a prática de experimentos que associem os conceitos teóricos da área espacial para a elaboração de atividades pedagógicas que facilitam o aprendizado científico. O programa AEB Escola realizará oficinas do Carrinho Foguete e Construindo e Lançando Foguetes de garrafa pet. Os experimentos propiciam se demonstre a atuação de princípios da Física, como a Lei de Ação e Reação.

Os vários minicursos visam a repassar habilidades para trabalhar conteúdos de ciência e tecnologia relacionados com a área espacial. Serão oferecidos cursos de Astronomia e Astronáutica, de interpretação de imagens de satélites, Projeto Robótica (JACIII) e Estação Meteorológica Didática: construção, utilização e desdobramentos, Relógio de Sol, Turismo Espacial, Montagens de Telescópios e Coordenadas Celestes.

As oficinas e os minicursos serão ministrados por docentes e colaboradores do programa AEB Escola e por professores de Física e Matemática da rede publica de ensino. Para os visitantes serão disponibilizados materiais informativos e didáticos.

A SNCT é realizada anualmente, sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), com colaboração de diversas entidades vinculadas ao setor. O objetivo é mobilizar a população em torno da importância da área de Ciência e da Tecnologia.

O tema Ciência, saúde e esporte, da edição deste ano está em sintonia com os grandes eventos esportivos que ocorrerão nos dois próximos anos no Brasil, como a Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Nesse contexto, as ações pretendem explorar e fornecer o aprendizado sobre o funcionamento do corpo humano na prática esportiva e também na relação com o ambiente externo, do ponto de vista da ciência.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários