Empresas de São José Avaliam Plano Para Satélite

Olá leitor!

Segue abaixo uma pequena  matéria publicada ontem (06/09) no site do jornal “O VALE” destacando que empresas de São José avaliam Plano Para Satélite.

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

Empresas de São José Avaliam
Plano Para Satélite

Xandu Alves
São José dos Campos
September 6, 2013 - 06:17

Empresas de São José dos Campos poderão ser fornecedoras do programa que colocará em órbita, em 2016, o satélite geoestacionário brasileiro.

Instalada no Parque Tecnológico da cidade, a Visiona é a responsável pela administração e gerenciamento da compra do satélite, que será fabricado na França.

A Visiona é uma associação entre a Embraer, de São José, e a Telebras (Telecomunicações Brasileiras S/A), empresa de economia mista, vinculada ao Ministério das Comunicações.

O investimento é de US$ 660 milhões, englobando a construção, o lançamento e o seguro do equipamento, que dará maior segurança às comunicações militares e civis no Brasil.

Segundo o gerente do Projeto Satélite da Telebras, Sebastião Nascimento Neto, São José é um polo de tecnologia aeroespacial, com empresas de ponta, que "poderão ser fornecedoras de peças e outras partes para futuros satélites, com a construção coordenada pela Visiona".

"Essas empresas receberão informações tecnológicas dentro do pacote de transferência de tecnologia acertada com as vencedoras da licitação."

No último dia 6 de agosto, foram selecionadas as empresas francesas Thales Alenia Space e Arianespace, que serão responsáveis por construir o satélite e colocá-lo em órbita, respectivamente.


Fonte: Site do jornal “O VALE” - 06/09/2013 

Comentários