A Terra Terá Chuva de Meteoros Até Novembro

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (26/09) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a Terra terá chuva de meteoros até novembro.

Duda Falcão

TERRA Tem Chuva de Meteoros até Novembro

Observatório Nacional (ON)


Brasília 26 de Setembro de  2013 - Desde esta quarta-feira (25) até o próximo dia 25 de novembro será possível observar uma grande chuva de meteoros na Terra, fenômeno conhecido como “Oriônidas”. O nome deriva da constelação de Orion, perto da estrela Betelgeuse – a estrela vermelha mais brilhante da constelação. Os fragmentos dessa chuva veem do Cometa Halley.

Uma chuva de meteoros ocorre quando o planeta cruza a órbita de algum cometa, o que faz com que pequenos fragmentos que o cometa deixa ao longo da sua órbita penetrem a atmosfera em um curto intervalo de tempo e em trajetórias quase paralelas.

O fenômeno não representa riscos para a Terra e ocorrem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade. Ele registra uma taxa típica de 20 a 25 meteoros por hora – o que poderia ser visto em uma noite escura e de céu limpo. O ápice da “Oriônidas” será nos dias 21 e 22 de outubro, quando as condições de observação não serão favoráveis, pois a Lua estará na fase cheia passando à minguante.

Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera e ao contato com o oxigênio. A queima deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de “estrela cadente”.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários