Morre Herói da FAB Que Foi Piloto de Caça na 2ª Guerra

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada ontem (13/08) no site “G1” do globo.com, dando destaque a morte do Brigadeiro Rui Moreira Lima, herói da Força Aérea Brasileira (FAB) durante a 2ª Guerra Grande Mundial.

Duda Falcão

RIO DE JANEIRO

Morre Herói da FAB Que Foi Piloto
de Caça na 2ª Guerra Mundial

Brigadeiro Rui Moreira Lima cumpriu 94 missões de combate na Itália.
Ele integrou grupo de pilotos do Brasil que tinha como lema 'Senta a Pua!'.

Do G1, em São Paulo
13/08/2013 - 11h39
Atualizado em 13/08/2013 12h13

Foto: Agência Força Aérea
Moreira Lima cumpriu missões de caça
desviando da artilharia alemã

Morreu no Hospital Central da Aeronáutica, na manhã desta terça-feira (13), o major-brigadeiro Rui Moreira Lima, de 94 anos, considerado o herói da Força Aérea Brasileira na 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Ele cumpriu 94 missões como piloto de caça nos fronts de combate na Itália.

O brigadeiro estava internado havia dois meses no hospital e será velado a partir das 11h30 no auditório do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, no Rio. O enterro será às 16h no Cemitério São João Batista, em Botafogo, informou a FAB.

Foto: Agência Força Aérea
Brigadeiro integrou grupo de aviação que
tinha como lema 'Senta a Pua'
Moreira Lima, que era natural de Colinas (MA), ficou conhecido após ir para a guerra na Itália em 1944, quando era tenente da Aeronáutica. A primeira missão ocorreu em 6 de novembro daquele ano, quando teve que desviar de tiros da artilha alemã pilotando sempre um P-47 do Brasil.

Ele integrou o Grupo de Caça que tinha como lema “Senta a Pua!” e relembrava com tristeza a morte de outros colegas na guerra.  “Em cada missão, eram mais de duas horas e meia no combate ao inimigo. Foi bastante difícil para todos”, relatou ele sobre a experiência, segundo a FAB.

O embarque ocorreu quando a mulher do oficial estava grávida e, ao retornar ao Brasil após a última missão, que foi realizada em 1º de maio de 1945, foi direto conhecer a filha.

O oficial ingressou na FAB aos 20 anos de idade e atuou também no Correio Aéreo Nacional, o que considerou um aprendizado para a guerra. “No Brasil, aprendemos a voar em situações bastante adversas. Quando chegamos na guerra, os americanos ficaram impressionados conosco”.

Foto: Agência Força Aérea/Arquivo
Ao retornar da guerra, como tenente, Moreira Lima foi
condecorado pelas missões na 2ª Guerra Mundial pela FAB


Fonte: Site G1 do globo.com

Comentário: Uma sociedade que não cultua seus heróis é uma sociedade sem memória e consequentemente está condenada a não aprender com seus próprios erros. O Brasil infelizmente é uma dessas sociedades, e um grande exemplo recente disso é o imbróglio criado pelo irresponsável “Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG)” desse governo desastroso da PresidentA DILMA ROUSSEFF,  com as famílias dos 21 heróis de Alcântara, que deram as suas próprias vidas pelo país e que agora estão com suas famílias sendo acionadas na justiça por esse imoral e inconsequente órgão do governo. Diante disso, e por respeito aos que realmente lutaram e ainda lutam pelo Brasil, o Blog BRAZILIAN SPACE vem de público nos solidarizar enviando da Bahia as nossas sinceras condolências aos familiares do Brigadeiro Rui Moreira Lima, ao mesmo tempo que anuncia publicamente o seu repudio e inconformismo com o que está sendo feito com as famílias dos 21 de Alcântara. 

Comentários

Postar um comentário