Faça Seu Próprio Experim. em Um Satélite de Código Aberto

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (21/07) no site “Inovação Tecnológica” dando destaque à nova iniciativa dos Satélites de Código Aberto.

Duda Falcão

Espaço

Faça Seu Próprio Experimento em
Um Satélite de Código Aberto

Com informações da New Scientist
21/08/2013

[Imagem: NASA]
Os nanossatélites, que medem 10 cm de lado, serão lançados ao espaço
por um equipamento testado pela primeira vez no ano passado.

Satélites de Código Aberto

Que tal controlar um satélite científico e fazer seu próprio experimento espacial?

Essa possibilidade não apenas já existe, como ela está dentro do orçamento da maioria das pessoas.

Pesquisadores, estudantes e interessados em geral podem realizar seus projetos a bordo dos primeiros satélites artificiais de código aberto do mundo.

O ArduSat-1 e o ArduSat-X foram levados para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo do cargueiro espacial japonês HTV-4, o mesmo que levou o primeiro robô falante ao espaço.

Conhecido como CubeSats, esses minissatélites são construídos a partir da plataforma de hardware livre Arduino.

Cada um contém uma série de equipamentos de uso genérico, incluindo câmeras, espectrômetros e um contador Geiger, tudo embutido em um cubo de apenas 10 centímetros de lado.

Da Estação, eles serão lançados ao espaço por meio de um equipamento testado pela primeira vez no ano passado:


Essa técnica permite colocar pequenos satélites em órbita ao redor da Terra, eliminando a necessidade de veículos lançadores dedicados e tornando as missões de ciência-cidadã, como o ArduSat, mais acessíveis.

Satélite Com Arduíno

O lançamento inaugural foi parcialmente financiado por uma campanha Kickstarter, com pessoas de todo o mundo comprando alguns dos intervalos de tempo dos satélites para executar seus próprios experimentos.

"Ninguém deu às pessoas o acesso aos satélites da forma que estamos fazendo com o ArduSat," comemora Chris Wake, da NanoSatisfi, a empresa que construiu e irá e operar os nanossatélites.

Quando sobrarem janelas de tempo dos CubeSats, os interessados poderão programar os controles dos satélites e executar experimentos durante três dias por US$ 125, ou por uma semana por US$ 250.

Ainda não foram anunciados os primeiros projetos que serão executados nos dois Ardusats, mas a lista de candidatos inclui o rastreamento de meteoritos e a montagem de um modelo 3D da magnetosfera da Terra.

Os dois primeiros CubeSats ficarão em órbita de três a sete meses, antes de se queimarem na reentrada na atmosfera. Os planos da NanoSatisfi incluem enviar frotas deles ao espaço em futuros lançamentos.

"Estamos focados em lançar vários deles nos próximos anos," disse Wake. "Em cinco anos, gostaríamos de ver 100, 150 deles no espaço, atingindo meio milhão de alunos."

CubeSats da NASA

Enquanto isso, a NASA abriu inscrições para a sua própria CubeSat Launch Initiative, cujas inscrições ficarão abertas até 26 de Novembro.

Os desenvolvedores cujas propostas forem selecionados poderão ver seus próprios nanossatélites lançados como cargas auxiliares em missões com lançamentos programados entre 2014 e 2017.

O custo de desenvolvimento dos CubeSats correrá por conta dos interessados.

Pelo programa, a NASA anunciará as melhores propostas em 7 de Fevereiro do próximo ano.


Fonte: Site Inovação Tecnológica - http://www.inovacaotecnologica.com.br

Comentário: Trago essa notícia, pois creio que possa interessar a algum grupo universitário brasileiro, ao mesmo tempo em que também serve para demonstrar como existem enormes e diversas oportunidades ainda a serem exploradas na área espacial, e como isso acontece rapidamente em outros países. Enquanto esse processo contínuo e inovador ocorre mundo afora, no Brasil o nosso programa espacial tem que conviver com decisões irresponsáveis de debiloides populistas de carreira, motivados que são por interesses políticos inerentes a luta pelo poder. Caro leitor, se quisermos construir uma verdadeira nação, temos que pensar como cidadãos, só assim será possível elaborar um projeto de nação que venha transformar esse país definitivamente. Entretanto, para iniciarmos esse processo, será necessário que a sociedade brasileira e em especial a sua classe dominante passem por um processo profundo de mudança cultural que nos leve a pensar e agir como brasileiros, em prol da nação brasileira e não em prol de seus próprios interesses como ocorre hoje. Esse é o universo que possibilita a existência de políticos como esses que estão hoje (em sua grande maioria) militando nos bastidores de nossa obscura capital federal e pelos quatro cantos do país, pitando e bordando como lobos em pele de cordeiro às custas do erário público brasileiro. Faça uma reflexão e veja no que você pode colaborar para mudar esse estado de coisa, e assim exercer a sua cidadania.

Comentários

  1. Duda,
    A democratizacao do espaco utilizando ArduSat já chegou para o Brasil. A Graded School em Sao Paulo esta participando de forma inovadora do Programa Espacial Escolar da SpaceTrip4Us. Outras 2 escolas brasileiras tambem aderiram ao programa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Manoel!

      Fico feliz em saber disso e caso queiram divulgar essa iniciativa, envie notícias que divulgamos com prazer.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário