Comoção Marca Cerimônia em Homenagem às Vítimas do VLS

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (23/08) no site do jornal “O VALE”, destacando que a comoção marcou ontem a cerimônia em homenagem às vítimas do VLS-1.

Duda Falcão

REGIÃO

Comoção Marca Cerimônia em
Homenagem às Vítimas do VLS

Famílias se reúnem no MAB, em São José, e reforçam mensagem
para que programa espacial conclua projeto de foguete

Xandu Alves
São José dos Campos
August 23, 2013 - 04:16

Foto: Carol Tomba
Homenagem às vítimas do incêndio da plataforma do VLS.

A saudade em São José dos Campos tem 21 nomes. Cada um deles lembra os técnicos e engenheiros mortos em 22 de agosto de 2003, há 10 anos, na tragédia do VLS (Veículo Lançador de Satélites).

Eles foram homenageados ontem no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), em São José, pelos familiares dos profissionais mortos na explosão do foguete e no incêndio da plataforma de lançamento, ocorrida na Base de Alcântara (MA).

Houve uma cerimônia ecumênica na capela do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e depois, como em todos os anos desde 2004, os familiares estouraram 21 fogos de artifício para relembrar os parentes.

A emoção foi ainda mais sentida do que o barulho dos fogos. Diversos familiares choraram ao se lembrar dos engenheiros e técnicos que se dedicaram ao projeto do VLS, que sofre atrasos e cortes de orçamento.

"Esperamos que a morte deles não seja em vão. O VLS tem que dar certo", disse Doris Maciel Cezarini, mulher do engenheiro Antônio Sérgio Cezarini, morto no acidente.

Ao redor da escultura que lembra as vítimas, às margens do lago do DCTA, os familiares colocaram buquês de flores junto com os fogos de artifício.

Cada arranjo representava uma das vítimas. A partir das 13h26, hora exata do acidente, os fogos foram sendo acesos e estourados. Um após o outro, acompanhados do silêncio das cerca de 70 pessoas que estavam no local, sendo 50 parentes das vítimas.

Logo após a salva de 21 tiros, os familiares leram mensagens e cartas endereçadas às vítimas e rezaram com as mãos dadas.

"Estou com muita saudade de você. Lembro de quando você escreveu em um guardanapo de pizzaria que gostaria de morrer ao meu lado", disse Aparecida Fernandes de Lima Garcia, viúva de Gines Ananias Garcia. "A melhor parte será quando estivermos juntos outra vez".

VLS

A principal mensagem dos familiares é para que o Programa Espacial Brasileiro conclua o projeto do VLS, que terá testes em 2014.

Os familiares também tentam sensibilizar o governo federal para manter o pacote de benefícios firmado em 2003, incluindo convênio médico, bolsa estudo e pensões.

Outro Lado

O governo federal informou que irá levar em conta a legislação para manter ou não o pacote de benefícios. Uma revisão das pensões está sendo feita pela União.

Foto: Claudio Vieira

DCTA Planeja Novo Lançamento

O gerente do projeto do VLS (Veículo Lançador de Satélites), o tenente-coronel Alberto Mello Junior, do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), informou ontem que o cronograma para o lançamento do veículo permanece inalterado. Deve fazer seu voo de estreia em agosto de 2014, no aniversário de 11 anos do acidente com o VLS.

No entanto, apenas o primeiro e segundo estágios do foguete serão definitivos no lançamento previsto para o ano que vem, o terceiro e quarto serão simulacros.

A previsão mais otimista aponta para 2015 a definição do projeto do VLS. "O VLS é um projeto âncora para vários outros", disse.

Ontem, Mello Junior participou da homenagem que os familiares dos mortos no acidente com o VLS em 2003 fizeram no MAB, em São José.

SAIBA MAIS

Acidente

A tragédia do VLS aconteceu no dia 22 de agosto de 2003, às 13h26, na base de Alcântara, no Maranhão

Erros

Uma sucessão de erros gerenciais e falhas de equipamentos culmina na ignição antecipada de um dos propulsores do foguete, por uma pena elétrica

Vítimas

A torre de lançamento pega fogo e mata 21 técnicos e engenheiros que estavam no local, todos do DCTA, de São José

Homenagem

Desde então, os familiares das 21 vítimas se reúnem, todo dia 22 de agosto, no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), em São José, para homenagear os parentes mortos e cobrar a continuidade do VLS

Pendências

Eles reclamam que o governo federal cortou benefícios de um pacote firmado em 2003, como convênio médico, bolsa estudo e até revisão de pensões

Monumento

Em dezembro de 2003, a Associação das Vítimas do VLS ganhou do arquiteto Oscar Niemeyer o desenho para a construção de um memorial em homenagem às vítimas


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 23/08/2013

Comentário: Caro leitor, não tenho dúvida de que se dependesse do IAE, o VLS-1 VSISNAV (XVT-01) seria realmente lançado nessa data agora estabelecida. Porém, existem momentos na vida em que temos de ser realistas e o Governo DILMA ROUSSEFF nos últimos três anos já deu por demais demonstrações que por algum motivo que talvez até transcenda seus interesses políticos irresponsáveis e populistas (algo muito estranho que em minha opinião deveria ser averiguado pelos serviços de inteligência militares) não contribuirá em nada para que o Projeto do VLS-1 avance. Sei que essa é a expectativa do gerente do projeto do VLS, do Brig. Kasemodel, das famílias das vítimas e de toda a comunidade espacial do país, mas também era essa a mesma expectativa em 2011/12 e 2013, e não será em ano de Copa do Mundo que essa populista irresponsável irá mudar a sua forma de agir. No máximo o IAE conseguirá realizar a “Operação Santa Bárbara” e até mesmo o lançamento do Projeto do SARA Suborbital 1, nesse momento, está em cheque. Não quero parecer pessimista, mas as ações da presidentA petista demonstram por si só a sua falta de interesse e comprometimento com o programa durante quase 75% de seu governo. Mas enfim, vamos ver no que vai dar, porém gravem o que eu disse nesse dia de 23/08/2013.

Comentários

  1. Muito mais do que uma obrigação,esse governo e o próximo que vier tem de concluir esse projeto,é uma questão de "vergonha na cara",de respeito a memória dos técnicos que acreditaram no avanço do Brasil e de suas famílias!

    ResponderExcluir

Postar um comentário