CENSIPAM do MD Promove Seminário Sobre Monitoramento

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (13/08) no site do Ministério da Defesa (MD) destacando que o “Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM)” do MD, promoverá a partir de amanhã (15/08) um Seminário Sobre Monitoramento que reunirá representantes de dez países da América do Sul em Manaus (AM).

Duda Falcão

Seminário Sobre Monitoramento Reunirá
Representantes de Dez Países da
América do Sul em Manaus

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070

Brasília, 13/08/2013 – A partir desta quinta-feira, representantes de dez países da União de Nações Sul-americana (UNASUL) reúnem-se em Manaus (AM) para participar do Seminário Sul-americano de Monitoramento de Áreas Especiais. O evento é promovido pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), órgão ligado ao Ministério da Defesa.

O encontro é o desdobramento da IV Reunião do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS/UNASUL), realizada em novembro do ano passado em Lima, no Peru. Na ocasião, os integrantes do Conselho manifestaram apoio à proposta de constituição de um sistema sul-americano de gestão das chamadas áreas especiais, regiões isoladas que abrigam, entre outras, reservas indígenas e de proteção ambiental.

O seminário pretende servir como espaço para a troca de experiência entre os países e permitir que acordos possam ser firmados para integração e monitoramento de eventos como desmatamento, formação de focos de calor, tremores de terras e cenários onde ocorrem crimes transnacionais, áreas em que o Brasil já possui um sistema de grande eficiência.


“O CENSIPAM acumulou expertise em temas como meteorologia, hidrometeorologia, sensoriamento remoto por satélite e as operações de campo em apoio a operações de repressão a ilícitos”, diz o diretor-geral do CENSIPAM, Rogério Guedes. A ideia, segundo ele, é compartilhar essa experiência com os membros da UNASUL.

Durante o evento, sistemas como o de sensoriamento remoto, utilizado para monitorar a superfície terrestre, serão apresentados como experiência positiva pelo Brasil. “Existe o entendimento comum de que os eventos que ocorrem em um país podem ter repercussão nos outros. O objetivo é trabalhar de forma integrada para ampliar as capacidades e habilidades de todos”, afirma o diretor do CENSIPAM. “Monitoramos mais de 60% do território nacional e temos onze anos de experiência com esse tipo de gerenciamento. O interesse dos nossos vizinhos em entender esse sistema é natural e positivo”, conclui Rogério Guedes.

O evento, de dois dias, será realizado no auditório Anavilhas do Centro Regional de Manaus do CENSIPAM. Participarão da abertura os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, do Equador, María Fernanda Espinosa, da Venezuela, Carmem Melendez Rivas, e da Colômbia, Juan Carlos Pinzón.


Fonte: Site do Ministério da Defesa (MD) 

Comentários