Bolsista do CsF na Itália Conquista 2º em Compet. da NASA

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada dia (15/08) no site do programa “Ciência sem Fronteiras (CsF)” destacando que bolsista do programa na Itália, alcançou o segundo lugar em competição da NASA.

Duda Falcão

Bolsista do Ciência Sem Fronteiras na Itália
Alcança Segundo Lugar em Competição da NASA

Gisele Novais
CCS/Capes
15/08/2013

O bolsista do programa Ciência sem Fronteiras na Itália, Dilermando da Costa Ferreira Neto, alcançou o segundo lugar no desafio "Deployable Greenhouse", competição mundial com foco na solução de questões ligadas à exploração espacial, realizada pelo Kennedy Space Center da NASA.

(Foto: Arquivo Pessoal)
Dilermando é estudante de Engenharia de Controle e
Automação da Universidade do Estadual do Amazonas

Dilermando e sua equipe apresentaram o projeto "Green on the Red Planet", que consiste em uma estufa autônoma, com módulos infláveis e funcionamento automático, capaz de sustentar até quatro astronautas em missões de longa duração em Marte. A estufa conta ainda com sistemas para controle das condições ambientais no uso de energias renováveis e um sistema de robôs para a colheita das plantas, de forma a facilitar a implantação de uma futura colônia permanente no planeta vermelho.

Para Dilermando, estudante do 7° semestre, de Engenharia de Controle e Automação, da Universidade do Estado do Amazonas, a participação no programa Ciência sem Fronteiras lhe concedeu uma visão diferente do mundo. "Neste ano tive a oportunidade de estudar em uma instituição de excelência, conheci diversas culturas diferentes, aprimorei os meus conhecimentos em engenharia e nas línguas inglesa e italiana. Toda essa experiência somada me ajudou a superar os desafios do International Space Apps Challenge e o fato de estar em Roma, uma das cidades sede do evento me motivou ainda mais a participar", disse.

(Foto: Arquivo Pessoal)
Como premiação, grupo assistirá lançamento de sonda
no Kennedy Space Center da NASA

Como premiação, os componentes foram convidados pela NASA a visitar o Kennedy Space Center, nos EUA, e a assistir, no dia 18 de novembro, ao lançamento do Mars Atmosphere and Volatile EvolutioN (MAVEN), sonda que irá estudar a atmosfera de Marte e suas mudanças ao longo do tempo. Na ocasião, eles terão ainda a oportunidade de conhecer a equipe de engenheiros que atualmente trabalha no desenvolvimento desse tipo de estufa e que inspirou a criação do desafio Deployable Greenhouse.

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento - CNPq e Capes.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Até o mês de junho deste ano, foram implementadas 29.192 bolsas. Outros dados do programa podem ser consultados no Painel de Controle do CsF.

Acesse aqui para mais informações sobre o projeto


Fonte: Site do Programa Ciência sem Fronteiras - http://www.cienciasemfronteiras.gov.br

Comentário: Pois é leitor essa é mais uma mostra de que temos talentos entre esses jovens participantes do Programa Ciência sem Fronteiras, não existe qualquer dúvida quanto a isso. Entretanto, quem em sã consciência acredita que esses jovens estarão motivados para trabalhar no PEB ou em qualquer outra área no setor de ciência e tecnologia do país com a atual conjuntura de incertezas e total abandono do setor? Como convencer um jovem desse a dar retorno à sociedade que investiu em sua formação? Apelando para sua brasilidade, enquanto outros países lhe oferecem empregos bem remunerados para trabalharem em equipes altamente motivadas e comprometidas com o desenvolvimento de tecnologias de ponta? Ora, faça-me uma garapa. Minha vozinha com a sua simplória sabedoria interiorana já me dizia durante a minha adolescência três frases que marcaram muito a minha vida, ou seja: “Diga-me com quem tu andas, que lhe direi quem tu és”,”Quem com porcos se mistura, farelo come”,”Um exemplo vale mais do que mil palavras”. Pois então caro leitor, estamos investindo na formação de pessoas que com raríssimas exceções (como foi o caso um dia do hoje famoso astrônomo João Steiner da USP) deixarão uma carreira altamente promissora e bem remunerada para se aventurar numa carreira com pouca possibilidade de êxito e cheia de inseguranças oferecida pela sociedade brasileira, mas enfim... o jovem Dilermando da Costa Ferreira Neto não tem nada com isso e está aproveitando a oportunidade que lhe foi oferecida, e com muita competência. 

Comentários