Foguete Russo Explode, Um Grande Exemplo Para o Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (02/07) no site “Diário da Rússia” destacando que o foguete russo PROTON-M explodiu no dia de hoje logo após o seu lançamento da Base de Baikonur, no Casaquistão, acidente este que felizmente não causou vítimas, mas serve de alerta para Sociedade Brasileira e um grupo de energúmenos que tenta trazer esse lixo tóxico para o nosso país.

Duda Falcão

TECNOLOGIA

Foguete Russo Explode Após o Lançamento e
Espalha Substâncias Tóxicas no Ar

Vídeo do acidente que causou prejuízo de US$ 200 milhões está na internet

02/07/2013 - 8h51

Um foguete Proton-M lançado pela Rússia do cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão, caiu 17 segundos após a sua partida, nesta terça-feira, 2, às 8h38 no horário local. O aparelho desviou-se da trajetória vindo a colidir com o solo da própria base de saída. O acidente não causou vítimas, mas um prejuízo inicialmente estimado em US$ 200 milhões.

O Proton-M levava três satélites do sistema de navegação russo GLONASS e a explosão causada pela queda lançou para o ar 500 toneladas de combustível, com substâncias tóxicas, segundo a companhia de seguros responsável pelo foguete. Todo o cosmódromo passará por um processo de limpeza e os moradores locais estão orientados a não deixarem suas casas. Os especialistas, porém, acreditam que a contaminação deve ser mínima, uma vez que todos os produtos devem ter sido queimados.

O Proton-M, momentos antes do lançamento, colocaria
em órbita três satélites do Sistema GLONASS

Proton-M Launch Failure - July 2, 2013


Proton-M Launch Failure - July 2, 2013


Fonte: Site Diário da Rússia - 02/07/2013

Comentário: Caro leitor, esse exemplo chega em boa hora. Veja você que acidentes ocorrem, mesmo em um programa espacial como o Russo, com décadas de experiência e de grande sucesso. Estou dizendo isso por causa do título da matéria acima, você notou? Você deu uma boa olhada nos vídeos? Pois então, saiba que as substâncias tóxicas que o titulo da matéria se refere são os combustíveis do foguete PROTON-M, ou seja, o Dinitrogen tetroxide (N2O4) e o Unsymmetrical dimethylhydrazine (UDMH), está derivada da Hidrazina, que são substâncias altamente tóxicas, cancerígenas e de manipulação com grau alto de periculosidade. Bom, acontece que o tal trambolho Cyclone-4, esse mesmo que o governo da presidentA petista vive dizendo maravilhas e gastando milhões num acordo furado que só serve aos interesses ucranianos, e atrapalhando nosso programa espacial, é também movido a N2O4/UDMH, que nesse caso jogará sobre as cabeças dos pobres e mal informados nativos da região de Alcântara, toneladas dessas substancias tóxicas a cada lançamento, fora (como vimos nos vídeos acima) o risco de acidentes, não só com o foguete, como também com o próprio deposito desses combustíveis que está em construção, nada pequeno por sinal, que nesse caso nos levaria a enfrentar uma grande catástrofe. Por conta disso leitor, volto a insistir contigo apelando para sua consciência e cidadania, nos ajude assinando e divulgando a Petição da ACS e assim combater a irresponsabilidade e a estupidez desses energúmenos traidores da pátria. Aproveitamos para agradecer ao leitor paulista José Ildefonso pelo envio do primeiro vídeo acima.

Comentários

  1. O Proton é um lançador fantástico mas ultrapassado, será substituído pelo Angara que utilizará propelentes como o RP1 e LOX.
    O Ciclone 4 é mais ultrapassado que o Proton não é competitivo, para ser competitivo vai precisar de subsídio......por exemplo como a ACS vai competir com a SpaceX.
    Mais uma vez o Brasil, por incompetência governamental desperdiça nosso dinheiro e empreitadas cujos objetivos são politicos eleitoreiros e enriquecimento alheio..triste

    Miraglia
    www.edgeofspace.com.br

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante esse artigo que achei no Wikipedia que fala sobre o Proton M:

    "Environmental impact

    Critics claim that Proton rocket fuel (unsymmetrical dimethylhydrazine (UDMH)) and debris created by Russia's space programme is poisoning areas of Russia and Kazakhstan. Residents claim that acid rain falls after some launches. Anatoly Kuzin, deputy director of the Khrunichev State Research and Production Space Center, has however denied these claims, saying: "We did special research into the issue. The level of acidity in the atmosphere is not affected by the rocket launches [and] there is no data to prove any link between the illnesses [in Altai] and the influence of rocket fuel components or space activity of any kind"
    "

    É preocupante, tendo em conta o que o Miraglia falou em cima sobre o fato do Cyclone-4 ser um foguete ainda mais ultrapassado que o Proton M. O pior é que os risco mencionado no texto são as do lançamento sem acidentes. Imagina se houver um. Lá na Russia, com esse 'pequeno' acidente, eles dizem que as substancias quimicas queimaram com a explosão, no entanto fico com o pé atrás.

    ResponderExcluir
  3. Sem questionar as qualidades dos fogues mencionados, um ponto importantee a ser observado e fica bem claro no video é que a carga útil foi "ejetada" antes da queda. Será que o nosso VLS V04 poderá contar com esse tipo de dispositivo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filipe!

      Respondendo a sua pergunta, não.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário