Irã Prepara Inauguração de Centro Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma pequena nota postada ontem (20/06) no “Portal TERRA” destaque que o governo iraniano anunciou que nas próximas semanas será inaugurado um centro espacial para lançamento de satélites e que o país está preparando para 2019 a sua primeira missão espacial tripulada.

Duda Falcão

CIÊNCIA - ESPAÇO

Irã Prepara Inauguração de Centro
Espacial para Lançar Satélites

Portal Terra
20 de Junho de 2013 - 06h48

O governo do Irã anunciou que será inaugurado um centro espacial de lançamento de satélites nas próximas semanas. O ministro da Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, disse que o novo centro permitirá lançar foguetes com satélites maiores. As autoridades do país preparam para 2019 a primeira missão espacial tripulada iraniana.

Atualmente, o Irã é alvo de uma série de sanções internacionais devido ao programa nuclear desenvolvido no país. Para parte da comunidade internacional, o programa desenvolve armas nucleares, mas as autoridades iranianas negam as suspeitas.

De acordo com Vahidi, está em análise o lançamento de satélites que serão chamados de Iman Khomeini. Um deles é o Tolu (que significa amanhecer), lançado por um foguete Simorgh ( que significa Fénix), de fabricação iraniana.

Para alguns especialistas ocidentais, a tecnologia usada nos foguetes do Irã é a mesma dos mísseis balísticos de longo alcance, com capacidade para serem armados com ogivas de todos os tipos.

* Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa


Fonte: Portal Terra -20/06/2013 - http://noticias.terra.com.br/

Comentário: Pois é leitor, está aí um grande exemplo de que quando se quer se realiza, e não como no Governo DILMA que enquanto defende na mídia o suposto status dado ao PEB de estratégico, boicota-se o mesmo nos bastidores. Um governo de hipocrisias e de projetos populistas irresponsáveis, entre outras coisitas a mais, que não por acaso enfrenta agora uma gravíssima crise que poderá levá-lo ao buraco, e quem sabe mudar definitivamente a história desse país. É claro que a motivação iraniana é militar, muito devido a sua situação política perante a comunidade internacional, mas qual o Programa Espacial do mundo na história da Astronáutica que não teve em algum momento esse tipo de motivação?

Comentários

  1. Com todas as sanções e recursos escassos o Irã já faz parte do clube espacial...e o Brasil...nossas sanções infelizmente são internas do nosso governo medíocre, com visão apenas para encher os próprios bolsos, mas parece que nosso povo está acordando...
    Inclusive, o Irã esta preparando um vôo suborbital tripulado, bola pra frente Irã.

    Miraglia
    www.edgeofspace.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário