IAE Realiza Ensaios Aerodinâmicos do VLM-1

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (11/06) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), informando que a Divisão de Aerodinâmica (ALA) do instituto vem realizando Campanha de Ensaios Aerodinâmicos com modelo do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1) em seu Túnel Transônico Piloto (TTP).

Duda Falcão

IAE Realiza Ensaios Aerodinâmicos do VLM-1

Campo Montenegro, 12/06/2013


A Divisão de Aerodinâmica (ALA) do IAE vem realizando campanha de ensaios com modelo do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) em seu Túnel Transônico Piloto (TTP). Esta campanha, de caráter preliminar, representa o primeiro passo de uma ampla análise experimental a ser desenvolvida em colaboração com a Divisão de Sistemas Espaciais (ASE) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Os trabalhos serão executados pela equipe da ALA em apoio às atividades de um aluno de graduação do ITA, para elaboração de seu Trabalho de Graduação em Engenharia Aeroespacial, com o tema “Procedimento Experimental para a Análise Aerodinâmica do Veículo Lançador de Microssatélite VLM-1”.

O TTP é um túnel moderno, considerado semi-industrial, com área da seção de testes de 30 cm x 25 cm e com controles automáticos para ajustes de número de Mach (de 0,2 a 1,3), pressão total (de 0,5 bar a 1,2 bar), temperatura total e umidade, sendo adequado para ensaios de modelos com geometria simples, como os veículos espaciais. Para esta classe de veículos, o conhecimento do comportamento aerodinâmico na faixa transônica, embora presente em um breve período é fundamental para que o artefato possa navegar ao longo de toda sua trajetória e, portanto, para que cumpra sua missão.

O TTP já tem executado ensaios com outros veículos, como o Sonda III e o VS-40, com apoio da AEB e do CNPq, e tem apoiado a formação e capacitação em ensaios transônicos dos cursos de Engenharia Aeroespacial do ITA e de Pós-graduação do IAE.

Nesta primeira campanha de ensaios serão investigados parâmetros globais de desempenho por meio da visualização do escoamento no entorno do modelo por meio da técnica Schlieren de visualização e os esforços serão determinados por meio da balança interna multi-componentes. A obtenção da distribuição de pressão sobre a superfície do modelo será feita com base na moderna técnica de tinta sensível a pressão (PSP). Alguns ensaios de esforços já foram realizados com a obtenção da curva de coeficiente de arrasto para ângulo de ataque nulo (CD_zero), polares de arrasto e efeitos de variação do número de Reynolds.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Interessante essa campanha. Avante VLM-1, você hoje é a única esperança que nos resta.

Comentários

  1. "AVANTE BRASIL, AVANTE VLM-1, AVANTE PROGRESSO!"

    Combato a fobia do atraso científico do PEB, com uma dose de notícias promissoras, como nesta matéria. De algum tempo para cá, as coisas começaram a melhorar, graças a Deus. Hoje, após dois dias de jejum sem ler meu Blog, tive a tamanha surpresa com está excelente matéria.
    Posso dormir tranquilo, minhas esperanças foram renovadas.
    ..

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  2. Ótima noticia, tomara que esse projeto ande bem, na normalidade...

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    1. Olá Ramir!

      Não acredito nisso amigo, mas vamos torcer.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

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  3. Aos poucos a engenhosidade dos brasileiros vai driblando a falta de estratégia de nossos políticos e vamos avançando. Mais devagar do que poderíamos porém sigamos em frente

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