IAE Inicia o Carregamento dos Propulsores do VSISNAV
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada hoje (13/06) no site do Instituto
de Aeronáutica e Espaço (IAE), informando que o instituto iniciou o
carregamento dos propulsores do VLS-1 VSISNAV.
Duda Falcão
IAE Inicia o Carregamento
dos Propulsores do VSISNAV
Campo Montenegro, 13/06/2013
O projeto
VLS-1 entrou em uma importante fase para realização do voo do VSISNAV em 2014.
Foram iniciados os procedimentos para se carregar seus propulsores com
combustível sólido. Este trabalho é realizado na Usina Coronel Abner – UCA, que
consiste em uma área industrial modernamente equipada, pertencente ao DCTA,
distante 25 km do campus principal. A UCA é o setor responsável pela fabricação
de propelentes sólidos compósitos, fabricação e aplicação de proteções térmicas
flexíveis, preparação, carregamento e estocagem de motores.
A Usina
Coronel Abner é um patrimônio importante do Programa Espacial Brasileiro. A
capacidade que o Brasil tem hoje em fabricar, processar, carregar e utilizar
motores foguetes de alto desempenho é estratégica e deve ser preservada.
Como os demais setores, laboratórios e oficinas, a UCA requer investimentos
apropriados e oportunos para que possamos sempre contar com sua pronta resposta
às nossas necessidades.
O
carregamento é um procedimento complexo e envolve um alto grau de padronização.
O processo requer equipamentos especiais e mão de obra altamente especializada.
Nos últimos dois anos foram carregados 16 motores S30, 8 motores S31 e um motor
S40, totalizando-se aproximadamente 27 toneladas de propelente sólido. Até
dezembro de 2013 serão carregados cinco motores S43 com propelente ativo, os
quais irão compor o primeiro e segundo estágios do VLS-1/VSISNAV. Na sequência,
os motores S40 e S44, dos terceiro e quarto estágios, respectivamente, serão
carregados com propelente inerte. Ao todo serão processadas, carregadas e
curadas mais de 35 toneladas de combustível ativo, e cerca de 6 toneladas de
combustível inerte.
Antes de ser
enviado à UCA, o envelope motor deve ser produzido dentro dos padrões de
qualidade exigidos, seguindo-se a seguinte sequência: fabricação da chapa de
aço 300M, laminação, calandragem e soldagem do cilindro, inspeções não
destrutivas, tratamento térmico em forno especial, ensaios hidráulicos,
usinagem final e aplicação de proteções térmicas internas. Após liberado pelo
setor de garantia da qualidade do IAE, o motor segue para carregamento. Na
usina, realizam-se as seguintes tarefas: preparação da superfície interna;
preparação e fabricação de proteções térmicas flexíveis; aplicação de adesivos
e revestimento; e posicionamento do cilindro na câmara de carregamento.
Paralelamente, é realizada a síntese de matérias primas utilizadas no
processamento do propelente sólido. O motor é então carregado e a cura do
propelente é detalhadamente acompanhada. Finalmente, faz-se o acabamento final
e o motor é devidamente armazenado.
O VSISNAV é
um protótipo do VLS-1 que será lançado a partir do Centro de Lançamento de
Alcântara - CLA em 2014, com os objetivos principais de qualificar em voo: o
SISNAV, sistema inercial autônomo que será o componente de navegação primário
nos próximos veículos lançadores; sistema de separação do primeiro e segundo
estágios; soluções de amortecimento das redes pirotécnicas; terminação de voo;
estabilidade de queima dos motores S-43, sob aceleração; e aquisição dos dados
de telemetria. Além disso, serão testados em operação de lançamento: o novo
Sistema de Plataforma, que inclui a Torre Móvel de Integração - TMI, Casamata,
Banco de Controle e Prédios de Preparação; e as Estações Operacionais do CLA,
CLBI e Estação Móvel de Telemetria - EMT.
Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)
Comentário: Pois é leitor já é um avanço,
mas chamo a sua atenção para o segundo parágrafo no texto acima, onde
sutilmente em nossa opinião o IAE manda um recado ao desastroso governo DILMA
ROUSSEFF e a seus energúmenos de plantão. Mas enfim, o que importa é que uma
importante fase para o lançamento em 2014 do VLS-1 VSISNAV está sendo cumprida nesse
momento na UCA, e se tudo correr dentro do previsto, entre novembro e dezembro
(creio eu) deverá ser realizada a “Operação Santa Bárbara”, que será resumindo
uma operação de lançamento simulada que visa preparar o foguete e a sua
plataforma para o seu primeiro lançamento em 2014. Isto é, se o “ED” não aprontar mais
alguma.
Estou torcendo muito pelo VLS-1, gosto muito do projeto é ambicioso e precisa ser mais divulgado para o povo brasileiro
ResponderExcluirPara o alto e avante VLS-1.
Miraglia
www.edgeofspace.com.br
Olá Eng. Miraglia!
ExcluirEstou contigo nessa corrente e torcendo muito, mas temo que com os contínuos cortes de verba, o VLS-1 infelizmente venha ser abandonado após o vôo do VLS-1 VSISNAV. Vamos torcer para que isso não aconteça.
Abs
Duda Falcão
(blog Brazilian Space)
Ufa ! Até que enfim depois de DEZ, eu disse DEZ anos p/ rever um projeto e ainda tem essa de abandonar o VLS , MEU DEUS que sofrimento .
ResponderExcluirBoas noticias, estão preparando os motores. O negócio está realmente andando e quem o diz são as fontes oficiais. Folgo saber que o prazo do lançamento do VLS-1 VSISNAV ainda se dará me 2014, e espero que desperte a atenção e interesse do nosso povo.
ResponderExcluirAs Coreias lançaram recentemente o seu foguete satelizador e o Irã o seu foguete suborbital com um símio dentro, e foi noticiado em todo o mundo. Não creio que o anúncio desse lançamento preparativo, para outro lançamento completo mais tarde, passará desapercebido. Esperemos que esses próximos eventos dinamizem o setor espacial (que vai desde o lançamento do SARA até o VLS-1).