IAE Inicia o Carregamento dos Propulsores do VSISNAV

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/06) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), informando que o instituto iniciou o carregamento dos propulsores do VLS-1 VSISNAV.

Duda Falcão

IAE Inicia o Carregamento
dos Propulsores do VSISNAV

Campo Montenegro, 13/06/2013


O projeto VLS-1 entrou em uma importante fase para realização do voo do VSISNAV em 2014. Foram iniciados os procedimentos para se carregar seus propulsores com combustível sólido. Este trabalho é realizado na Usina Coronel Abner – UCA, que consiste em uma área industrial modernamente equipada, pertencente ao DCTA, distante 25 km do campus principal. A UCA é o setor responsável pela fabricação de propelentes sólidos compósitos, fabricação e aplicação de proteções térmicas flexíveis, preparação, carregamento e estocagem de motores.

A Usina Coronel Abner é um patrimônio importante do Programa Espacial Brasileiro. A capacidade que o Brasil tem hoje em fabricar, processar, carregar e utilizar motores foguetes de alto desempenho é estratégica e deve ser preservada.  Como os demais setores, laboratórios e oficinas, a UCA requer investimentos apropriados e oportunos para que possamos sempre contar com sua pronta resposta às nossas necessidades.

O carregamento é um procedimento complexo e envolve um alto grau de padronização. O processo requer equipamentos especiais e mão de obra altamente especializada. Nos últimos dois anos foram carregados 16 motores S30, 8 motores S31 e um motor S40, totalizando-se aproximadamente 27 toneladas de propelente sólido. Até dezembro de 2013 serão carregados cinco motores S43 com propelente ativo, os quais irão compor o primeiro e segundo estágios do VLS-1/VSISNAV. Na sequência, os motores S40 e S44, dos terceiro e quarto estágios, respectivamente, serão carregados com propelente inerte. Ao todo serão processadas, carregadas e curadas mais de 35 toneladas de combustível ativo, e cerca de 6 toneladas de combustível inerte.

Antes de ser enviado à UCA, o envelope motor deve ser produzido dentro dos padrões de qualidade exigidos, seguindo-se a seguinte sequência: fabricação da chapa de aço 300M, laminação, calandragem e soldagem do cilindro, inspeções não destrutivas, tratamento térmico em forno especial, ensaios hidráulicos, usinagem final e aplicação de proteções térmicas internas. Após liberado pelo setor de garantia da qualidade do IAE, o motor segue para carregamento. Na usina, realizam-se as seguintes tarefas: preparação da superfície interna; preparação e fabricação de proteções térmicas flexíveis; aplicação de adesivos e revestimento; e  posicionamento do cilindro na câmara de carregamento. Paralelamente, é realizada a síntese de matérias primas utilizadas no processamento do propelente sólido. O motor é então carregado e a cura do propelente é detalhadamente acompanhada. Finalmente, faz-se o acabamento final e o motor é devidamente armazenado.

O VSISNAV é um protótipo do VLS-1 que será lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara - CLA em 2014, com os objetivos principais de qualificar em voo: o SISNAV, sistema inercial autônomo que será o componente de navegação primário nos próximos veículos lançadores; sistema de separação do primeiro e segundo estágios; soluções de amortecimento das redes pirotécnicas; terminação de voo; estabilidade de queima dos motores S-43, sob aceleração; e aquisição dos dados de telemetria. Além disso, serão testados em operação de lançamento: o novo Sistema de Plataforma, que inclui a Torre Móvel de Integração - TMI, Casamata, Banco de Controle e Prédios de Preparação; e as Estações Operacionais do CLA, CLBI e Estação Móvel de Telemetria - EMT.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Pois é leitor já é um avanço, mas chamo a sua atenção para o segundo parágrafo no texto acima, onde sutilmente em nossa opinião o IAE manda um recado ao desastroso governo DILMA ROUSSEFF e a seus energúmenos de plantão. Mas enfim, o que importa é que uma importante fase para o lançamento em 2014 do VLS-1 VSISNAV está sendo cumprida nesse momento na UCA, e se tudo correr dentro do previsto, entre novembro e dezembro (creio eu) deverá ser realizada a “Operação Santa Bárbara”, que será resumindo uma operação de lançamento simulada que visa preparar o foguete e a sua plataforma para o seu primeiro lançamento em 2014. Isto é, se o “ED” não aprontar mais alguma.

Supercomputador Tupã, usado no processamento de dados do modelo de previsão meteorológica Brams

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/centro-brasileiro-aumenta-em-quatro-vezes-precisao-da-previsao-do-tempo-8667823#ixzz2W5zW4yKN
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Comentários

  1. Estou torcendo muito pelo VLS-1, gosto muito do projeto é ambicioso e precisa ser mais divulgado para o povo brasileiro
    Para o alto e avante VLS-1.

    Miraglia
    www.edgeofspace.com.br

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    1. Olá Eng. Miraglia!

      Estou contigo nessa corrente e torcendo muito, mas temo que com os contínuos cortes de verba, o VLS-1 infelizmente venha ser abandonado após o vôo do VLS-1 VSISNAV. Vamos torcer para que isso não aconteça.

      Abs

      Duda Falcão
      (blog Brazilian Space)

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  2. Ufa ! Até que enfim depois de DEZ, eu disse DEZ anos p/ rever um projeto e ainda tem essa de abandonar o VLS , MEU DEUS que sofrimento .

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  3. Boas noticias, estão preparando os motores. O negócio está realmente andando e quem o diz são as fontes oficiais. Folgo saber que o prazo do lançamento do VLS-1 VSISNAV ainda se dará me 2014, e espero que desperte a atenção e interesse do nosso povo.

    As Coreias lançaram recentemente o seu foguete satelizador e o Irã o seu foguete suborbital com um símio dentro, e foi noticiado em todo o mundo. Não creio que o anúncio desse lançamento preparativo, para outro lançamento completo mais tarde, passará desapercebido. Esperemos que esses próximos eventos dinamizem o setor espacial (que vai desde o lançamento do SARA até o VLS-1).

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