Pesq. da NASA Ministra Palestra em Workshop de Genética

Olá leitor!

Segue abaixo uma noticia postada hoje (21/05) no site da “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)” destacando que pesquisador da NASA ministra palestra em Workshop de Genética.

Duda Falcão

Notícias

Pesquisador da NASA Ministra Palestra
em Workshop de Genética

Ivan Lima estuda o comportamento de
micro-organismos em condições extremas

Flávio Fogueral,
Assessoria de Comunicação e Imprensa IB/Botucatu
21/05/2013

Flávio Fogueral/IB/Botucatu
Ivan Lima
Pesquisador vinculado à NASA, agência espacial norte-americana, Ivan Gláucio Paulino Lima, abordou, dia 16 de maio, os conceitos da busca por organismos no espaço durante a abertura da 13ª edição do Workshop de Genética do Instituto de Biociências (IB) da UNESP, câmpus de Botucatu. O evento, que ocorre no Câmpus da UNESP de Rubião Júnior, tem contextualizado avanços da genética e suas aplicações em diversas áreas do conhecimento e reúne estudantes de graduação, pós-graduação, além de professores e pesquisadores.

Ivan frisou, em suas considerações, os principais conceitos da astrobiologia, empreendimento científico que visa compreender questões como origem, distribuição e futuro da vida no universo. O palestrante integra um dos centros de pesquisa da agência espacial norte-americana há mais de um ano e seus estudos buscam vida em outros planetas por meio da descoberta de vida de micro-organismos, além da adaptação dos mesmos em lugares inóspitos e com condições adversas de sobrevivência.

Ainda durante a palestra foi abordado o papel da astrobiologia na compreensão de questões como a origem, distribuição e futuro da vida no universo. Ivan reforçou a participação brasileira nas pesquisas sobre a sobrevivência de organismos em diferentes situações. “O Brasil tem contribuído com pesquisa na composição química dos corpos interplanetários e na observação de micro-organismos extremófilos, com as ações na Antártida (em específico na Base de Alcântara, instalada naquele continente)”, ressalta.

Ele citou as contribuições atuais da genética e mais recentemente da biotecnologia e da biologia sintética e fez um paralelo com as descobertas obtidas pela NASA. “A comunidade científica, em suas análises, tem apontado para a existência de micro-organismos como conhecemos na Terra, em outros planetas. É uma questão de tempo para se confirmar tal possibilidade, e um dos focos é Marte, principalmente por existir evidência de água em seu subsolo”, resume.

Abertura Oficial Centra a Oportunidade de Debater Avanços Científicos

A abertura do workshop ocorreu na noite de 16 de maio, no salão nobre da Faculdade de Medicina (FM) da UNESP de  Botucatu e teve a presença da diretora do IB, Maria Dalva Cesario; além de Sony Dias Bicudo, na ocasião representando o pró-reitor de Pós-Graduação da Unesp, Ricardo Kokubun. Integraram a mesa, ainda, os professores Celso Luís Marino, vice-coordenador do programa de Pós-Graduação em Genética do IBB; e Marcelo Razera Baruffi, representante da regional paulista da Sociedade Brasileira de Genética.

Os presentes ressaltaram a oportunidade do debate e aprimoramento dos conhecimentos. “Este é um evento idealizado para troca de experiência e geração de novas ideias. Todas as discussões propostas neste workshop se tornam oportunas para o desenvolvimento científico”, frisou profª Maria Dalva.

Workshop Prossegue Com Aplicação Econômica da Genética

A 13ª edição do workshop de Genética do Instituto de Biociências prossegue nesta sexta-feira, dia 17, com foco na preservação ambiental e os impactos econômicos das pesquisas em genética. Os marcadores moleculares na produção animal serão debatidos por Yuri Tani Utsunomiya, da UNESP de Araçatuba. O uso forense da genética e a aplicação na conservação das espécies serão abordados em palestra do prof. José Eduardo Garcia, da Universidade Federal de Pernambuco.

Três temas terão destaque na realização de mesa-redonda com mediação do professor do IBB, César Martins. Pontos como elementos transponíveis, evolução do genoma e aspectos no RNA ribossômicos. Nestes debates estarão presentes os professores Thomas H. Eickbush, da Universidade de Rochester (EUA) e Claudia Marcia Aparecida Carareto, da UNESP de São José do Rio Preto.

Ainda terá destaque a produção cafeeira com considerações, a partir das 13h30, do professor Douglas Silva Domingues da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na oportunidade o acadêmico irá mostrar pontos sobre estratégias biotecnológicas no melhoramento do café e o consequente impacto na economia. Em seguida, o controle epigenético- características de diversos organismos que são estáveis ao longo de divisões celulares- do desenvolvimento embrionário e seu efeito das biotécnicas de reprodução, é o foco da palestra de Lawrence Smith, da UNESP de Jaboticabal. Ao final do workshop, o professor da Universidade de Lisboa (Portugal), Francisco Enguita, irá expor conceitos sobre a transcriptoma da não codificação no envelhecimento celular humano.

As palestras do workshop serão no Salão Nobre da Faculdade de Medicina (FM) de Botucatu, Câmpus de Rubião Júnior da UNESP.

Minicursos

Além das palestras, o 13º Workshop de Genética também promoverá minicursos para os interessados. As vagas também são limitadas, conforme tema escolhido e disponibilidade do local, e terão acréscimo de R$ 5 no valor de inscrição ao evento.

Os temas, que concentrarão atividades práticas e teóricas, programados são: Epigenética do Câncer; Estilo de vida: influências genômicas e epigenômicas; Sequenciamento de DNA: De Sanger à “Nova Geração”; Evolução molecular e a origem das espécies; Fundamentos de Biologia Sistêmica; Introdução à filogeografia; DNA lixo; Aplicações do DNA Recombinante; MicroRNA: reinventando a expressão gênica e Técnicas moleculares: Alvo para descobrimentos de terapias anti-parasitárias e diagnóstico.


Fonte: Site da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Comentários