Grupo Brasileiro Lança Empresa na Área de Cube e Nanosats

Olá leitor!

No início dessa semana o “Blog BRAZILIAN SPACE” foi contactado pela Sra. Rosemary Ceragioli Schneider, Diretora Técnica do “Grupo LUNUS”, o qual o carro chefe é a empresa "LUNUS Comércio e Representação Ltda", empresa essa sediada na cidade de São José dos Campos (SP).

O motivo do contato da Sra. Rosemary Schneider foi para nos informar que o Grupo LUNUS, formado também pelas empresas “LUNUS AMBIENTAL” (sediada no Centro Empresarial I” do Parque Tecnológico de São José dos Campos) e a “LUNUS AEROESPACIAL” (sediada no município de Alcântara (MA), a cerca de 7Km do Centro de Lançamentos de Alcântara - CLA) acaba de lançar a empresa ARION Aeroespaço Indústria e Comércio Ltda”, empresa essa para atuar no Brasil na área de cubesats e nanosats.

Segundo a Sra. Rosemary, a ARION se originou da parceria firmada entre “Grupo LUNUS” e a empresa holandesa “Innovative Solutions in Space BV – ISIS”, sendo uma empresa 100% brasileira e tendo como sede a cidade de São José dos Campos, onde então a empresa exercerá suas atividades.

“O objetivo da empresa é atuar em desenvolvimento, definição de missões bem como em atividades de integração junto aos parceiros nacionais e internacionais” explica a Diretora do LUNUS.

Ainda segundo a Sra. Rosemary, um outro objetivo importante, esse com os parceiros nacionais, será aumentar a nacionalização de sistemas  e componentes ainda não disponíveis no Brasil.

Para tanto, o Grupo LUNUS já conta com a experiência de ter participado e está participando conjuntamente com a ISIS de três projetos do INPE. São eles:

Projeto 1 - NanoSat BR1

Descrição: Projeto através do qual o INPE adquiriu um nanosatélite - modelo 1U (modelos de engenharia e de voo) e, uma estação de rastreio instalada no INPE/Unidade Santa Maria;
Status: Aguardando a contratação do lançamento em 2013;
Fornecedor: ISIS ;  e
Gerenciamento/Representação: LUNUS.

Aplicações:

Científica:  Medidas do campo magnético na região da anomalia magnética do Atlântico Sul – AMAS.

Tecnológica: Testes de radiação no espaço de componentes projetados no Brasil para uso espacial.

Projeto 2 - NanoSat BR2

Descrição: Projeto através do qual o INPE adquiriu um nanosatélite - modelo 2U (modelos de engenharia e de voo) e, uma estação de rastreio que será instalada no DCTA/ITA (fase preparatória do local para instalação);
Status:  A previsão de contratação de lançamento ainda não foi divulgada pelo INPE;
Fornecedor: ISIS; e
Gerenciamento/Representação: LUNUS

Aplicações:

Científica: Medidas de dosagem de radiação, medidas de carga de partículas na região da ionosfera.

Tecnológica: Testes de radiação no espaço de componentes projetados no Brasil para uso espacial; teste de subsistema de determinação de atitude tolerante a falha.

Projeto 3 – CONASAT

Descrição: Projeto através do qual o INPE pretende testar o conceito de aplicação de nanosatélite - modelo 8U para estabelecer um sistema (constelação) de nanosatélites para aplicação "Coleta de Dados que subsitua os satelites da serie SCD/INPE;
Status: O INPE através de financiamento já aprovado pela FINEP está em aquisição do modelo de engenharia de um Nanosatélite - Modelo 8U. Não foi divulgado pelo INPE o cronograma final com previsão de quando o modelo de voo será adquirido caso os resultados com o modelo de engenharia forem satisfatórios;
Fornecedor: ISIS; e
Gerenciamento/Representação: LUNUS

Completando a informação sobre a ARION, a Sra. Rosemary informou que a nova empresa ainda está na fase de elaboração do seu website especifico, e assim sendo, as notícias referentes as atividades da empresa estarão sendo divulgadas através do website do Grupo LUNUS, ou seja, www.lunus.com.br.

Desde já o Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o Grupo LUNUS pela iniciativa de criar essa nova empresa desejando-lhe sucesso com essa nova empreitada, e esperando que os objetivos da empresa divulgados acima pela Sra. Rosemary Schneider, sejam realmente metas a serem alcançadas, evitando assim que a ARION venha se transformar numa mera filial e montadora da empresa ISIS, que como sabemos, já criou um braço na América do Sul com o lançamento da ISIS South America, que coincidentemente tem sede no Brasil.

Vale dizer também que o Grupo LUNUS atua na área espacial com uma outra empresa já citada acima, ou seja, a “LUNUS AEROESPACIAL”, empresa essa estabelecida próxima do CLA em Alcântara em meados 2004, ou seja, há aproximadamente 9 anos atrás, tendo como objetivo principal à prestação de serviços de engenharia para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

“Quando nos instalamos éramos praticamente a única empresa realmente instalada em Alcântara e ouvimos comentários de que éramos loucos de investir nesta direção. O tempo passou e hoje com a Cyclone Space já temos problemas de competir por mão de obra (!!!)”, comenta a Sra. Rosemary Schneider.


Sede da LUNUS AEROESPACIAL em Alcântara

Dentre os principais contratos de serviços de engenharia da empresa com o CLA citam-se:

* No passado de curto prazo: A instalação do radar meteorologico adquirido pelo CLA;

* No presente (3 anos): A manutenção do acervo completo dos meios da SPL - Setor de Preparação e Lançamento; e

* No futuro de curto prazo: A empresa venceu a licitação e está aguardando a homologação para assinatura de contrato com o CLA referente à manutenção preventiva e corretiva da TMI (Torre Móvel de Integração).

“Independente de nossas atividades de engenharia, olhando o aspecto representante, ainda não comercializamos um sistema com o CLA sem que o treinamento seja realizado em Alcântara, e isto possibilita uma posterior assistência técnica por parte do fabricante, muito mais realista. E vale dizer que apesar das dificuldades de operação de uma filial em Alcântara, a LUNUS adquiriu uma valiosa experiência em gestão prática de atividades do setor de campo de uma base de lançamento”, finaliza a diretora do Grupo LUNUS.

Vale lembrar leitor que diante das boas relações como fornecedor do CLA, um dos sócios do Grupo LUNUS, o Sr. Etiene Monteiro Schneider, recebeu em 2011, num dos aniversários desta instituição, o diploma de "Amigo do Centro de Lançamento de Alcântara". (veja a foto abaixo).

Duda Falcão

O Sr. Etiene Monteiro Schneider recebendo o diploma em 2011


Fonte: Grupo LUNUS - http://www.lunus.com.br/

Comentários

  1. Que o pessoal do Grupo Lunus me corrija por favor, mas por tudo que li aqui e no site do próprio grupo, trata-se apenas de uma representação comercial da Empresa ISIS no Brasil.

    A empresa, pelo que eu entendi, estará atuando na parte de prospecção e definição das missões, não atuando na área de tecnologia. É isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Caro Marcos!

      No artigo acima eu lhe chamo atenção para o que diz a Sra Rosemary, ou seja, “O objetivo da empresa é atuar em 'desenvolvimento', definição de missões bem como em atividades de integração junto aos parceiros nacionais e internacionais” e completa dizendo: "um outro objetivo importante, esse com os parceiros nacionais, será aumentar a nacionalização de sistemas e componentes ainda não disponíveis no Brasil". Bom Marcos, eu creio que o que ela quer dizer com isso é que gradativamente a ARION irá buscar a nacionalização dos equipamentos desses satélites até chegar a um satélite completamente desenvolvido no Brasil. Entretanto, existe realmente o risco de, caso essas metas não sejam alcançadas, de a empresa acabar realmente virando uma mera filial montadora da ISIS no Brasil, receio esse que eu demonstrei em meu artigo, mas enfim... vamos dar tempo ao tempo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Bom dia:

      1.Um esclarecimento: A LUNUS já formalizou e continua a buscar parcerias com empresas nacionais para a nacionalização de sistemas aplicados a NanoSatelites.

      2.Uma experiencia: Há nove anos a LUNUS foi considerada "louca" de investir numa filial em Alcantara. Tal filial, hoje poderia ser somente um apoio logístico mas, está cumprindo a missão empresarial para qual foi implantada, qual seja, atender contratos de serviços de engenharia com CLA.

      3.Um conceito: Somos uma empresa, cabe-nos estabelecer metas de curto e médio prazo, investir para consegui-las, avaliar os resultados e decidir sobre as ações para longo prazo. O risco envolvido existe e faz parte tanto do processo de criação de uma empresa como de sua longevidade no mercado.

      Abs

      Rose
      (LUNUS)

      Excluir
  2. Dois pontos a observar:

    A empresa ISIS, nessa área de CubeSats, é uma das melhores do Mundo.

    Se esse esforço da LUNUS, conseguir trazer para o Brasil a fabricação de dois dos produtos da ISIS: "CubeSat Structures" e "CubeSat Dispensers", já terá valido a pena.

    Parabéns pela iniciativa, e meus votos de sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Ótima notícia para nosso setor, parabéns à todos envolvidos na Lunus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário