Fenômeno Solar Causa Blackout de Rádio no INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/05) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que nesta segunda-feira o “Centro de Clima Espacial do INPE” registrou um blackout de rádio  devido à forte emissão de raios-X do Sol.

Duda Falcão

Fenômeno Solar Causa Blackout de Rádio

Segunda-feira, 13 de Maio de 2013

Nesta segunda-feira (13/5), entre 13h00 e 13h20, o Centro de Clima Espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou um blackout de rádio  devido à forte emissão de raios-X do Sol (fenômeno conhecido como Flare Solar) que ocorreu no mesmo período. Este blackout pode interferir em comunicações de rádio de alta frequência (HF) e em posicionamento e navegação por GPS.

O INPE mantém o Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE) do INPE para avaliar continuamente os fenômenos solares que afetam o meio entre o Sol e a Terra, e o espaço em torno da Terra.

O EMBRACE oferece informação em tempo real, na internet, para diagnósticos dos efeitos do Clima Espacial sobre diferentes sistemas tecnológicos, em áreas como navegação e posicionamento por satélite (aeronaves, embarcações, plataformas petrolíferas, agricultura de precisão), comunicação (satélites geoestacionários, aeronaves), distribuição de energia (linhas de transmissão, dutos de distribuição de gás natural e petróleo), além dos sistemas de defesa nacional. As informações estão disponíveis no Portal EMBRACE: www.inpe.br/climaespacial


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários