ERG/INPE Comemorou 40 Anos de Existência em Cuiabá

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (31/05) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) dando destaque ao evento de comemoração dos 40 anos da “Estação de Recepção e Gravação (ERG)” de imagens de satélites de Cuiabá (MT), ocorrida no dia 23/05.

Duda Falcão

Comemoração dos 40 Anos da Estação de
Recepção e Gravação de Imagens de Satélite

Sexta-feira, 31 de Maio de 2013


No dia 23 de maio de 2013 realizou-se em Cuiabá, na Unidade Regional do Centro-Oeste do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a cerimônia de comemoração dos 40 anos da Estação de Recepção e Gravação – ERG.


As operações na Estação de Recepção e Gravação iniciaram-se no dia 23 de abril de 1973 com o primeiro rastreio do ERTS-1, satélite que originou a série Landsat.  A ERG de Cuiabá foi a terceira estação terrena instalada no mundo - a primeira foi nos Estados Unidos e a segunda, no Canadá. Sua instalação é parte importante não só da história do INPE e do Brasil, mas também dos países vizinhos e do próprio sensoriamento remoto por satélite.

Nessa estação é realizado o rastreio diário de satélites, o recebimento de seus dados e a posterior entrega das informações brutas ao Centro de Dados de Sensoriamento Remoto (CDSR), localizado no INPE de Cachoeira Paulista (SP), onde as imagens são geradas e distribuídas aos usuários. Atualmente, a estação de Cuiabá recebe dados dos satélites Landsat-7, Resourcesat-1, UK-DMC 2, Terra/Aqua e série NOAA.

A cerimônia teve início com a composição da mesa pelas seguintes autoridades:

- Sr. Elias de Andrade, Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, representando o Prefeito de Cuiabá Mauro Mendes;  Avelino Carlos Miranda de Oliveira – responsável técnico pela Estação de Recepção e Gravação de Cuiabá; Jair Pereira da Silva – chefe da Unidade Regional do Centro-Oeste; Ivan Márcio Barbosa – chefe da Divisão de Geração de Imagens; Dr. Júlio D’Alge – chefe da Coordenação de Observação da Terra; Maurício G. V. Ferreira – representando o Dr. Pawel Rozenfeld do Centro de Rastreio e Controle;  Sr. Jean Robert B. P. Ferreira – coordenador da Diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, representando o Presidente da Agência Espacial Brasileira e o Dr. Leonel Fernando Perondi – diretor do INPE.

O início da cerimônia foi marcado pela homenagem aos servidores da ERG que se destacaram neste 40 anos: Sr. Avelino Carlos Miranda de Oliveira, Sr. Luiz Carlos Nascimento da Silva, Sr. Homero Esaú dos Santos e Sr. Heronildes Fernandes de Souza, este representado por seus filhos.

Logo após as homenagens a palavra foi transferida ao Sr. Avelino Carlos Miranda de Oliveira, que num discurso emocionado falou sobre todo o histórico da estação nestes 40 anos (veja o discurso Sr. Avelino Carlos Miranda de Oliveira).

Posteriormente o Dr. Júlio D’Alge fez seu discurso e por fim, o diretor do INPE, Dr. Leonel  Fernando Perondi enalteceu o trabalho da ERG, sua história e importância para a comunidade científica (veja o discurso do Dr. Leonel  Fernando Perondi).

Ao final, a placa comemorativa dos 40 anos foi descerrada pelo diretor juntamente com o Sr. Jean Robert e Sr. Avelino Miranda.

Cerimônia de comemoração da ERG

Placa comemorativa dos 40 anos com o Dr. Leonel Perondi,
Sr. Jean Robert e Sr. Avelino Miranda.

Autoridades Presentes

Mesa Central com as autoridades

Dr. Leonel Fernando Perondi - Diretor do INPE


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o ERG pelos 40 anos de serviços prestados ao país.

Comentários