AEB Publ. Anún. de Oportunidades do Prog. Microgravidade

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (15/05) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a Agência lançou finalmente o seu 4º Anuncio de Oportunidade (AO) do Programa Microgravidade, quebrando assim o jejum de 6 anos e 5 meses.

Duda Falcão

AEB Publica Anúncio de Oportunidades
do Programa Microgravidade


Brasília, 15 de maio de 2013 A Agência Espacial Brasileira publicou, nesta quarta-feira (15), o 4º Anúncio de Oportunidades do Programa Microgravidade. O Programa tem como objetivo disponibilizar ambientes de microgravidade para a comunidade técnico-científica brasileira, provendo meios de acesso e suporte técnico para a viabilização de experimentos nesses ambientes. Os interessados devem submeter suas propostas até dia 21 de julho.

O Anúncio de Oportunidades prevê a realização de três lançamentos do veículo de sondagem VSB-30 carregando experimentos selecionados, entre 2014 e 2016.

Entre 2000 e 2010, o Programa realizou três voos de foguetes de sondagem e um voo com experimentos da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). “Pelo menos duas dezenas de instituições nacionais voaram experimentos por meio do Microgravidade.” conta o representante do IAE na Comissão, José Bezerra.

Para o conselheiro da AEB na Comissão, Irajá Bandeira, a principal realização do programa é fornecer oportunidades a especialistas de diversas áreas, como física e biologia, para desenvolver tecnologias que podem, eventualmente, resultar em produtos utilizados fora do contexto espacial.  Um exemplo é o projeto ”Nuvens de Interação Protéica” (NIP) realizado na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) e possibilitou tecnologias que hoje são utilizadas no desenvolvimento de sensores de gases e sensores para doenças tropicais.

Programa Microgravidade - O Programa Microgravidade foi criado em 1998 pela Resolução nº 36 do Conselho Superior da AEB, e tem como objetivo disponibilizar ambientes de imponderabilidade aparente, comumente chamado de microgravidade, à disposição da comunidade técnico-científica brasileira, provendo meios de acesso e suporte técnico e orçamentário para a viabilização de experimentos que necessitem desses ambientes.

A condução de experimentos num ambiente de microgravidade possibilita o melhor entendimento e o posterior aperfeiçoamento no solo de processos físicos, químicos e biológicos. Por meio de voos em foguetes suborbitais nacionais é possível criar um ambiente de microgravidade por até seis minutos.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Aaaaleluia, aleluia, aleluia, aleluuuiiiaaaa. Entretanto deixe-me fazer uma correção na nota acima, pois fico fulo da vida quando essa gente tenta passar algo para sociedade que não é verdadeiro. O Programa Microgravidade da AEB jamais, em momento algum, promoveu o envio de experimentos brasileiros a Estação Espacial Internacional (ISS). Isso não é verdade e o que o senhor José Bezerra (um profissional que merece todo meu respeito, mas que pisou na bola) muito provavelmente se refere, é o envio de experimentos da “Missão Centenário” do Astronauta Marcos Pontes que, nunca fez parte de nenhum “AO” lançado pelo Programa Microgravidade. Até por que o lançamento da nave russa TMA-8 que levou o astronauta até a ISS ocorreu em 30/03/2006, enquanto o único “AO” que previa o envio de experimentos para a ISS (que inclusive não foi feito) foi o “3º AO”, que só foi lançado pela AEB em 21/11/2006. Portanto, os experimentos da "Missão Centenário" não fizeram parte dos experimentos ligados ao Programa Microgravidade da agência, já que os objetivos desse programa são estabelecidos por esses anúncios de oportunidades. Dito isso, vamos analisar esse "4º AO" dizendo que apesar ter havido um avanço (caso seja seguido à risca os seus prazos) o estabelecimento de somente três voos (um por ano) a partir de 2014, não é o suficiente. De qualquer forma, na atual situação de descaso gerado por esse governo desastroso, a possibilidade de ter pelo menos um voo por ano desse programa até 2016, reabre a esperança que a comunidade cientifica do país possa se beneficiar do acesso ao espaço. Vamos acompanhar com interesse os próximos capítulos desse “Caso Especial” que esperemos não venha se tornar em mais uma novela interminável.

Comentários

  1. falcão seria interessante se coloca-se o link onde poderíamos ler mais sobre o assunto,assim como saber como é selecionado os experimentos,qual o processo se tem inscrição e se tem onde se escrever e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Crash Over!

      Isso ainda não foi feito pela AEB, mas creio eu que em breve ela deverá disponibilizar em seu site esse 4º AO.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Bem, melhor que nada. Só fico desiludido pelo fato de darem mais valor a utilização de nossos foguetes fora do Brasil do que aqui dentro.

    ResponderExcluir
  3. achei esse link aqui http://uniespaco.aeb.gov.br/index.php/ao012013-incricao referente a 2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Crash Over!

      Esse link é relativo ao Programa UNIESPAÇO, e eu já postei aqui em outra oportunidade.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário