Projetos de Cubesats Brazucas Entusiasma Radiomador

Olá leitor!

Desde o início do ano e principalmente nas ultimas semanas, temos abordado muito aqui no blog as atividades espaciais brasileiras na área de Cube e Nanosats, por acreditarmos que com a chegada do VLM-1 (Veículo Lançador de Microssatélites que está sendo desenvolvido entre o DCTA/IAE e o DLR alemão, tendo como previsão o seu voo de qualificação marcado para o ano de 2015) ser essa uma grande oportunidade para a comunidade acadêmica brasileira não só disponibilizar uma melhor formação para o seus estudantes, como também estimular pesquisas científicas e tecnológicas diversas de forma mais econômica a comunidade cientifica do país, além é claro de estimular também uma grande cadeia industrial em torno de todo esse processo.

Temos falado aqui sobre os projetos de Cubesats, Tubesats, Nanosatélites, Microssatélites e inclusive sobre a chegada da ARION, empresa 100% brasileira do Grupo LUNUS localizada na cidade paulista de São José dos Campos (veja aqui)  que chega ao mercado com intuito de desenvolver Cube e Nanosats no Brasil.

É claro que mais cedo ou mais tarde teríamos de chamar a atenção de alguém que como nós, está esperançoso com essas novas ações em curso nessa área, nos trazendo um fio de esperança em torno do PEB, que como sabemos vem sendo profundamente prejudicado pelo “ED” nos últimos três anos.

Diante disso o Sr. Paulo Costa Leite, de Boa Vista (RR), representante de uma classe que merece todo o nosso respeito pelo grande serviço que presta a sociedade humana em todo mundo, ou seja, os Radioamadores, entrou em contato com o nosso blog especialmente para desejar sucesso a todos os pesquisadores brasileiros envolvidos com esses projetos de pequenos satélites, ao mesmo tempo em que nos fala um pouco sob as suas atividades e também nos informa que está se preparando com antenas fabricadas e ajustadas por ele para receber a telemetria desses Cube e Nanosats brazucas que em breve estarão no espaço.

Vale lembrar leitor para os menos informados, que foi o radioamador Junior Torres de Castro (PY2BJO)” o responsável pelo desenvolvimento do primeiro satélite brasileiro (cubesat/nanosatélite), ou seja, o DOVE (Digital Orbiting Voice Encoder), ou “OSCAR 17” como também ficou conhecido, lançado da Base de Kourou, na Guiana Francesa, em 22/01/1990, a bordo de um foguete ARIANE-40 H10, da ESA - Agência Espacial Européia (veja aqui).

O Blog BRAZILIAN SPACE agradece ao "Sr. Paulo Costa Leite (Paulo PV8DX)" pelo contato, e com sua autorização transcreve para os nossos leitores abaixo na íntegra o e-mail que nos foi enviado pelo mesmo.

Duda Falcão

“Olá Duda,

Feliz dia.

Estava a ler matérias sobre os CUBESATs, pois tenho sempre colaborado nas recepções de telemetria aqui no norte do Brasil. Boa Vista-RR.

Estava mesmo curioso para saber se o Brasil estava perto de lançar também seu CUBE.

Tenho acompanhado boa parte dos lançamentos no mundo. E são muitos.Temos aqui o nosso vizinho Chile que lançou dia 26 de abril com uma câmera bastante razoável e que transmite em 910MHz.

Como sou radioamador com 30 anos de atividade, sou um apaixonado pela ciência, e somos considerados cientistas amadores.....rsrsrs

É bem verdade que a parte do ramo dos satélites foi coisa de 15 anos pra cá. E desde que fiz contato com o Tem. Cel. Marcos Pontes em 2006 a bordo da Estação Espacial, nos motivou ainda mais. Aqui está um pequeno vídeo do contato http://www.youtube.com/watch?v=cRwcJAwUd_w

Fiz um vídeo da passagem do FitSat (do radioamador japonês Tanaka) http://www.youtube.com/watch?v=yDMTEsM1Z0U E de quebra filmei a passagem da Estação Espacial.

Um dos últimos Nano Sat foi os smartphones http://www.phonesat.org/packets.php Lá eu recebi os Packet que estão registrados no link acima..... Paulo PV8DX.

Aqui está o vídeo da recepção amadora  http://www.youtube.com/watch?v=IPnFNxXYTxs

Desejo está com minhas antenas que eu mesmo fabriquei bem ajustadas para receber a telemetria do CUBE de vocês. Será uma enorme satisfação para nós radioamadores brasileiros que amamos o que fazemos.

Boa sorte e leve meu entusiasmo aos envolvidos.

73 de Paulo PV8DX
FJ92 - ITU 12
LABRE and ARRL member volunteer

Comentários

Postar um comentário