A MECTRON e a Plataforma Multi-Missão (PMM)

Olá leitor!

Em fevereiro desse ano apresentei no blog uma série de artigos sobre os projetos espaciais desenvolvidos por uma importante empresa brasileira, a Orbital Engenharia. O leitor está lembrado?

Pois então, a partir desse mês de maio começarei a apresentar uma série sobre os projetos espaciais de outra importante empresa brasileira, ou seja, a MECTRON.

Fundada em fevereiro de 1991, com sede em São José dos Campos (SP), e integrante desde 2011 da Organização Odebrecht, através da Odebrecht Defesa e Tecnologia, que atua na gestão, desenvolvimento e implantação de projetos integrados na área de Defesa, Segurança Pública e Segurança Nacional, a MECTRON está envolvida atualmente com diversos projetos espaciais do governo que começarei apresentar para o leitor a partir desse artigo.

O primeiro deles é o projeto da “Plataforma Multi-Missão (PMM)”, onde a MECTRON foi selecionada em 2002, pela Agência Espacial Brasileira (AEB), para participar de um consórcio formado por mais três empresas parceiras, ou seja, a Equatorial Sistemas (Grupo EADS Astrium) , Atech (Grupo EMBRAER) e a CENIC, visando realizar o desenvolvimento e fabricação dessa plataforma para satélites de baixa altitude.

Subsistemas/Equipamentos da MECTRON para
a PMM – Plataforma Multi-Missão

Dessa forma a MECTRON ficou responsável pelo desenvolvimento e fabricação dos seguintes subsistemas e equipamentos relacionados abaixo, bem como dos equipamentos de apoio em solo a eles associados:

Subsistema de Suprimento de Energia:

* EPSA – Parte Elétrica dos Painéis Solares;
* SADA 1 e 2 – Controladores dos Pai-néis Solares;
* PCDU – Unidade de Condicionamento e Distribuição de Alimentação; e
* Baterias

Subsistema de Telemetria/Telecomando:

* Transponders 1 e 2;
* Duplexadores 1 e 2;
* Antenas 1 e 2; e
* Acoplador Híbrido.

Equipamentos da MECTRON para a PMM

Vale dizer leitor que a finalização dessa plataforma é de fundamental importância para os satélites Amazônia 1 e Lattes, que já se encontram em desenvolvimento, e também para os projetos dos satélites Amazônia 1B, Amazônia 2, Sabia-MAR e SAR, mas infelizmente todos esses satélites ainda estão no campo da ficção científica.

Duda Falcão


Fonte: Site da MECTRON

Comentários

  1. Essa plataforma (PMM) aparece no video ilustrativo do lançamento do VSB-30. Creio que é a última parte do estágio que é solta e depois cai na água. Eis o video: aqui

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu sempre me engano nas siglas. A plataforma que mencionei acima é sim a Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), e não a PMM.

    ---

    Sei que a Plataforma Multimissão tinha sofrido alguns atrazos, ainda em 2008, mas pensava que já estivesse praticamente pronto hoje. Existe alguma idéia sobre os avanços e de que previsão existe para a sua conclusão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel!

      A plataforma do vídeo em questão é ainda a MICROG alemã, já que a PSM ainda se encontra em desenvolvimento. Agora, quanto a sua pergunta eu creio que a PMM já deva está em sua fase final de desenvolvimento, pois o lançamento do Amazônia 1 está previsto para 2015.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário