V Escola de Nanofabricação do LABNANO/CBPF

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (22/04) no site do “Jornal da Ciência” da SPBC destacando que já estão abertas as inscrições para a "V Escola de Nanofabricação do LABNANO" do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Duda Falcão

Notícias

V Escola de Nanofabricação do LABNANO/CBPF

CBPF
22/04/2013

Inscrições abertas para 100 vagas. A escola é dedicada a criar, melhorar e impulsionar a cultura em técnicas de nanofabricação e suas aplicações
A 5a Escola de Nanofabricação do LABNANO/CBPF será realizada entre 6 e 10 de maio no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT). A escola é dedicada a criar, melhorar e impulsionar a cultura em técnicas de nanofabricação e suas aplicações. A escola tem como público alvo a comunidade brasileira de ciência, tecnologia e inovação como usuários potenciais das facilidades de nanofabricação do LABNANO/CBPF laboratório multiusuário do CBPF/MCTI, particularmente adequado ao desenvolvimento de projetos envolvendo litogradia por feixe de elétrons.

O LABNANO/CBPF é um dos Laboratórios Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) no âmbito da Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia. O laboratório é integrante do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia (SISNANO).

A V NANOFAB é dedicada a estudantes de pós-graduação, pos-docs e pesquisadores interessados em desenvolver futuramente projetos envolvendo micro e nanofabricação utilizando litografia ótica (UV), litografia por escrita direta à laser, nanolitografia por feixe de elétrons e nanolitografia por feixe de íons.

Temas Principais

Litografia por feixe de elétrons, litografia usando microscopias de ponta (SPM), litografia usando FIB, Eletrodeposição e técnicas que empregam bottom-up.  Técnicas avançadas para uso em dispositivos à base de carbono, metamateriais, spintrônica, lab on a chip etc.

O programa da escola está organizado em duas partes:

(1) Parte A - Conceitos Básicos (3 primeiros dias)
(2) Parte B: Workshop em Tópicos Avançados, Desafios e Fronteiras em Nanofabricação

Período de realização da escola
06 - 10 de maio de 2013
Local
Auditório do Prédio Min. João Alberto Lins de Barros
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT)
Rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca
22290-180 Rio de Janeiro RJ
Brasil
Vagas: 100
Auxílios: Existem recursos limitados para auxiliar a participação de inscritos de fora da região metropolitada do Rio de Janeiro. Maiores detalhes podem ser encontrados na página do evento: www.cbpf.br/~nanofab.

Comitê Organizador

- André L. Pinto (CBPF)
- Fernando Lázaro Freire Junior (CBPF)
- Jason Sanabia (Raith USA)
- João P. Sinnecker (CBPF)
- Rubem L. Sommer (CBPF)
- Tatiana L. Marcondes (CBPF)

Palestrantes Convidados

Daniel Lopez - Argonne National Laboratory (US)
Franck Carcenac - Laboratoire d'Analyse et d'Architecture des Systèmes (FR)
Joel Fridman - Raith USA
João Gaspar - Iberian International Nanotechnology Laboratory (PT)
Patrick Nalleau - National Center for X-ray Optics, Lawrence Berkeley National Laboratory (US)
Paulo Freitas - Instituto de Micro e Nanosistemas (INESC-MN) e Iberian International Nanotechnology Laboratory (PT)


Fonte: Jornal da Ciência de 22/04/2013 

Comentários