O Despertar e Adormecer do Vácuo - Seminário

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (22/04) no site da “Agência FAPESP”, informando que "O Despertar e Adormecer do Vácuo: Instabilidades Quânticas e Criação de Partículas" será dia 25/04 o tema de um seminário na UNICAMP com o Prof. André Landulfo da UFABC.

Duda Falcão

Agenda

O Despertar e Adormecer do Vácuo

22/04/2013

Agência FAPESP – "O despertar e adormecer do vácuo: instabilidades quânticas e criação de partículas" é o tema do seminário de André Landulfo, professor da Universidade Federal do ABC, no dia 25 de abril, às 11 horas, no Auditório Meson Pi do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Landulfo falará sobre recentes descobertas do vácuo quântico e seus possíveis efeitos em estrelas.

“Estrelas relativísticas suficientemente compactas levam a um crescimento exponencial da densidade de energia do vácuo de certos campos quânticos. Esse é o chamado despertar do vácuo em estrelas relativísticas. Após tal efeito ser disparado, milissegundos são suficientes para que a densidade de energia do vácuo se equipare à densidade de energia da estrela. A partir daí, o vácuo quântico passa a ter um papel dominante na evolução do sistema”, disse Landulfo.

O evento faz parte da série de seminários do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia (DRCC) do IFGW.

Mais informações: orlando@ifi.unicamp.br e (19) 3521-5314.


Fonte: Site da Agência FAPESP 

Comentários