INPE Realiza Curso de Astronomia Voltado à Educação

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (22/04) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto vai realizar Curso de Astronomia Voltado à Educação.

Duda Falcão

INPE Realiza Curso de Astronomia
Voltado à Educação

Segunda-feira, 22 de Abril de 2013

Até 10 de maio, professores do ensino fundamental e médio podem se inscrever gratuitamente no Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). Com aulas práticas e visitas a laboratórios e observatórios, entre outras atividades, o curso será realizado de 15 a 19 de julho.

Iniciativa da Divisão de Astrofísica do INPE, o curso é realizado todos os anos, no período das férias escolares de julho, para capacitar professores a levar às salas de aulas os principais conceitos da Astronomia, mostrando aos jovens e crianças como esta ciência está presente no cotidiano. São oferecidas 60 vagas para educadores de todo o Brasil.

Astronomia no dia-a-dia, astrofísica observacional, sistema solar, estrelas, galáxias e cosmologia são alguns dos tópicos do curso, que terá oficinas e proporcionará a observação do céu com telescópio. Estão programadas 29 horas de aulas temáticas, 6h30 de atividades extras e mais 4h30 para visitas e apresentações, totalizando 40 horas.

O curso é dirigido a graduandos e professores do ensino fundamental e médio da área de ciências, especialmente física, química, matemática e geografia. Profissionais que atuem diretamente com educação e divulgação científica, assim como estudantes a partir do segundo ano de graduação, também podem se inscrever no curso, que é reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

“O objetivo é introduzir conceitos fundamentais das diversas áreas da Astronomia e Astrofísica, e também apresentar a atuação científica e o Curso de Pós-graduação da Divisão de Astrofísica do INPE”, informa Marina Trevisan, da organização do curso.

Para os organizadores, o curso contribui com a desmistificação da ciência e do cientista, em especial da Astronomia, expondo suas finalidades e discutindo os métodos utilizados na pesquisa, além de apresentar a importância da ciência básica como principal geradora de novas ideias e tecnologias.

A programação completa do curso e o formulário de inscrição estão disponíveis na página http://www.das.inpe.br/curso/



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postar um comentário